O DILEMA DE MALENA CAPITULO 1

FOLHETIM PARA 2022

Agamenon Viana

Sou músico por amor à arte dos sons e escritor por amor à literatura. Possuo algumas criações musicais bem como alguns textos literários, ambos sem muitas pretensões mas sempre visando combater o descaso em que vivemos mergulhados, e quem será o maior culpado disso? Os políticos? Não sei, talvez mais eles do que eu; Nosso mau costume? Sim também, é que nos deixamos levar pelas imposições das mídias... ouvir boa música, ler um bom livro é de certa forma um habito que deve ser a muito custo desenvolvido. Sei que o descaso com a arte é grande e nem digo mais pois, isto é lugar comum. Tenho comentado sobre música popular neste jornal, mas venho com uma nova proposta para 2022. Que tal um “FOLHETIM” sim à moda antiga como se fazia no início do século XX. Sei que muitos dos meus leitores podem ainda assistir novelas de televisão, o folhetim é parecido. A cada quinzena postarei um texto um pouco maior do que as crônicas que eu postava, com um conteúdo literário, fragmento de uma prosa que continuará na quinzena seguinte. Esse folhetim já existe, pois é um dos meus romances, tem por título: O DILEMA DE MALENA. Vamos começar hoje, boa leitura!

O DILEMA DE MALENA CAPITULO 1

SEGUNDA- FEIRA

Era, o telefonema de Onélia era inesperado, vinha turvar o seu dia a dia, aquilo era uma dissonância, ia fazê-la sair da sua rotina. Era, era mais um probleminha que ela não contava que fosse aparecer assim sem mais nem menos, talvez fosse mais um fim, meu Deus! Lá ia ela ter de viajar de novo ao Ceará. Mas estava serena, a professora de música, do alto dos seus sessenta anos já não se emocionava tanto com o que era notícia, fossem fatos relacionados ao mundo, ao local onde vivia, ou mesmo acontecidos com os seus parentes distantes. Estava calejada, a sua vida oscilava num compasso ternário, um tempo no drama, outro na comédia e o último na tragédia, não obrigatoriamente nessa ordem. Não podia negar a realidade, tinha boa saúde, talvez chegasse aos oitenta anos, aos noventa, sua tia Lucia chegara e passara... e aí lhe vinha a história da boa morte... filmes que já assistira, os vídeos na internet mostrando tragédias, bem como os feitos geniais que anônimos postavam, tudo aquilo era demais, é tanto que a verdade já não era tão consistente, as fake news estavam em tudo além das mídias que agora eram manipuladas a torto e a direito por qualquer um. A facilidade de comunicação pelos meios digitais chegava ao ponto de fazer a calma mente de adultos como ela, voltar a se comportar como a cabeça de crianças que assistiam com naturalidade os maiores absurdos dos desenhos animados...

Agamenon violeiro
Enviado por Agamenon violeiro em 10/12/2021
Reeditado em 27/12/2021
Código do texto: T7404081
Classificação de conteúdo: seguro