Vou te contar uma coisa

Acontecida em dezembro de 2002 e ao que se seguiu. Estava em casa de parentes que são meus amigos aqui. Por motivos óbvios não citarei nomes. Era um churrasco de família onde a fartura era rotina. Muita risada, cenas engraçadas, longas prosas. Eis que a certa altura e uns goles a mais, o dono da casa disse de forma solene: "Aproveitem o churrasco que pode ser o último!" Pelo tom grave, liguei a fala à eleição de Luiz Inácio Lula da Silva. Me solidarizei por que era daquela forma que entendia naquele tempo. Também temia o futuro! Mesmo temendo, comecei a me atentar ao que acontecia ao meu redor. O churrasco na dita casa tornou-se semanal. Na minha cidade o "cheiro de churrasco impregnava. Pelas esquinas, tudo era motivo para comemorar. Não só a bênção de poder se alimentar com dignidade e pequenos "luxos". Mas o 'dar asas ao sonho'. Todos podiam sonhar! Esse parente cercou a propriedade com cana -de -açúcar para com ela mandar fabricar a cachaça consumida em casa, além de outras benfeitorias. Emprego era fácil e de carteira assinada. No meu caso me lembro de ter conseguido o BPC para minha filha. Meu contexto era casada, classe- média baixa, estável e de direita. Divorciada e com uma filha deficiente meu contexto mudou muito e passei a depender do BPC dela, por que sua deficiência é debilitante e retirava a autonomia. Voltei a estudar a distância pela UFJF em seguida fiz uma pós em 2018. Estudo até hoje o que tenho acesso. Hoje percebo a 'carestia', palavrinha que ouvia na minha infância e até esqueci. Não sei o que o parente está achando disso tudo, mas digo, se saiu da alienação na qual vivíamos, está torcendo para o Lula voltar! Repara aí: está melhor agora?