VOCÊ SABE O QUE É INDEZ?

 

Eu sei.

Sou Nordestino. Com muita raça, e com muita graça cheguei até aqui.

Onde é o seu aqui?

Qualquer lugar é meu aqui.

Às vezes me perguntam com ar de deboche: Você é nordestino?

Está na cara que sou.

Sou nordestino pela providência divina que me quis dar inteligência e sabedoria além, muito além de outros tantos míseros viventes.

Desde menino fui plantado como uma semente que Deus lança sobre a terra, para produzir frutos. E frutos em abundância.

Agora eu lhe pergunto:

Você sabe o que é indez?

Eu sei.

Aprendi com os mais velhos.

Aprendi com o costume de sobreviver com pouca coisa.

Viver sem sobras. Sem reservas.

O ovo que a galinha põe hoje, no Nordeste, hoje mesmo será consumido...

Amanhã tem mais.

Meu Padim Padim Ciço vai abençoar.

E você reclama que come ovo.

Esse povo não sabe. Não sabe que não precisamos de muito, por isso, sua medida do ter nunca está cheia.

Quero mais... quero mais...

Não sou rico nem pobre. Nem plebeu, nem nobre.

Não viajei o mundo, mas o mundo viajou em mim.

Conheço a linguagem do culto e do estulto.

Conheço a linguagem do meu povo nordestino e me deleito com a riqueza de expressão que temos.

Você sabe o que é indez?

Eu sei.

Indez é o ovo que se deixa no ninho para que a galinha não o abandone e continue botando naquele mesmo lugar. É a chama. E, em assim sendo, e por analogia, deixo uma cédula em minha carteira para indez. Ou como indez.

A palavra também pode ser usada nesse sentido. Pelo menos para mim, pode.

Eu deixo o indez na minha carteira de cédulas.

Tem gente que deixa um dólar como indez, para atrair dinheiro. Mais dinheiro. Mais dinheiro...

Bom, neste sentido, já é superstição.

Dito isto, vou contar minhas travessuras quando criança:

Naquele tempo, eu sempre pegava todos os ovos do ninho, e colocava uma pedra branca, ovoide, romboide, mas não galináceo, e muito menos, gelatinoso.

Com isso, conseguia enganar a galinha.

Ela não abandonava o ninho. Achava que aquela pedra era um indez. E era. Porém falso, porque não era ovo. Era pedra.

Agora me responda. Quem souber.

Se eu pegar um objeto ovoide, romboide, galináceo, gelatinoso, e submeter, ligeiramente, à pressão do fogo, imerso numa vasilha com água , depois de aproximadamente dez minutos, o que terei?

Nenhuma descrição de foto disponível.

5Anicet Guei, Stanislawa Rolka e outras 3 pessoas

2 comentários

Curtir

Comentar

Compartilhar