Comunicação 2

A comunicação confere poder. Nela expressamos ideias e desejos. De alguma forma queremos convencer e algumas vezes sermos convencidos. Mas para que isso aconteça, precisamos de bons argumentos. Na medida em que alcançamos determinado número de pessoas, logo vem o desejo de ampliar. No momento estou tentando convencer leitoras e leitores a adquirir meu próximo livro de crônicas, Prova de Vida. Mas me falta um veículo poderoso: a chamada grande mídia, ou mídia empresarial, como a TV Globo, por exemplo. E se além da tv, tiver rádios, revistas e jornais impressos, aí o bicho pega. Eu me lembro, por exemplo, do extinto Domingão do Faustão, agora do Huck, quando algum músico se apresentava para divulgar o novo CD, hoje quase uma peça de museu, na segunda-feira a procura do lançamento abarrotava as lojas. Sucesso garantido. Como tantas e tantos, navego à margem da indústria cultural.

O poder que os grandes veículos de comunicação exerce sobre o nosso comportamento é enorme. A internet quebrou um pouco a hegemonia, mas continuam produzindo consensos na política, na economia, enfim, como disse aí atrás, no nosso comportamento.

Cerca de sete grupos de mídia empresarial controlam a comunicação no Brasil, com TV, rádios, jornais e revistas:

Grupo Globo: 69

Grupo RBS: 57

Grupo Abril: 74

Grupo Band: 47

Grupo Record: 27

Grupo Silvio Santos: 26

Grupo EBC (Gov. Federal): 46

Realmente é muito poder de comunicação nas mãos de poucos.