CRIME DE ÓDIO. MENTIRA.

Existem cruezas na vida que devem ser abordadas para que prevaleça a verdade sobre a mentira. A mentira professada como regra, nem que seja repetia com insistência e primariedade, será algum dia verdade. Há de ser banida a mentira por ter o mentiroso o vírus da interiorização medíocre.

Para quem a conhece e não a considera, a mentira tem danos para espaços de divulgação, onde se crê que alguém é verdadeiro quando configura o arauto da mentira, isto é possível e acontece. Está desfilando sob nosso olhos nos dias andantes, com repetência anacrônica.

Hoje ganhou um sinônimo, achismo de “logos” negativado.

Achar sem saber, afirmar sem conhecer, é reincidir no não saber.

Quem lida com a mentira para descobrir a verdade por toda uma vida nos conflitos do convívio social, de interesses múltiplos, pode divisar com tranquilidade onde a mentira faz casa e moradia permanente. Sem defender nada nem ninguém que usa a mentira, quando ela se envolve em ação criminosa há de se ter o resultado.

A lei penal pune o resultado, não a intenção. "Fake News", péssimo, mas qual sua projeção, qual o dano causado e onde o crime tipificado? Se foi a mentira promovida com dinheiro público e assim movimentado, então temos o crime por uso indevido de dinheiro público, este o resultado criminoso.

Como "crime de ódio", que tipo penal é este? Existem crimes de ódio, praticados com ódio, homicídio e crimes contra a vida por exemplo na vingança, e todos os congêneres. Mas alteração da expressão para obter alguma vantagem para captação de vontade com esse resultado, configura crime para obtenção de vantagem, mais ainda se impulsionado com verba pública. Outros crimes existem longos de listar.

A Fênix da verdade não surge pelo menos silenciando as mentiras.

O rosto a dizer, “sou o que sou, sou eu, como, dito e apregoado, uma pessoa em busca da verdade”, é diferente do “sou um doutrinador das mentiras mais primárias”, apuradas pela experiência dos mais experientes.

As palavras, como Anunciata de Salomão que apregoa : “ Escritas estas que foram entregues a mim há quatro anos, não por via humana, mas vias divinas e espirituais", e há quem duvide, são passiveis de aceitação. Elas são existentes no plano terrestre e muito mais vivas no plano espiritual.

São verdades da cada um que ninguém pode invadir por estar no âmbito da privacidade, mas outra coisa é publicar mentiras que estão desfiguradas pelo processo empírico, e há quem disso se vanglorie.

Cada mentiroso é uma das múmias da depressão da Internet, tão perigosa hoje, como indica Uberto Ecco, e tão atual, a mostrar personalidades e mentes, algozes das verdades comuns. Daí a inventar surrealismos é um grande salto, uma "fake news". Quando ela quer a convulsão pública, a fomenta, possibilita e insufla, queimando pretensiosamente os símbolos e instituições nacionais, algo precisa ser feito como disseram ontem altas autoridades.

Celso Panza
Enviado por Celso Panza em 03/08/2021
Reeditado em 03/08/2021
Código do texto: T7313094
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.