Estou Feliz, Completei Mais Um Ano De Vida

Estou feliz. Completei mais um ano de vida e coloquei mais uma pedrinha na escada da vida, um degrau feito com sacrifícios, mas com muitas alegrias. Não pense que é fácil fazer cinquenta anos, é difícil, é estranho... Contudo, é uma benção, porque a longevidade é uma benção. Estamos atravessando uma pandemia global, muitos não resistiram, mas eu estou aqui pra escrever mais uma crônica; sou remanescente. Comemorando meio século de vida.

Eu decidi que farei diferente a partir do ano que vem, meus aniversários não serão mais com festas, não terá presença de convidados e muito menos gasto com bolo, doces, salgados, bebidas e tudo mais que uma festinha pedi, balões, vela pra soprar, roupa nova, não farei mais nada disso. Vou comemorar meus aniversários futuros de uma forma diferente a cada ano; viajando ou curtindo algo que me apetece. Sinceramente, amo celebrações da vida. Adoro receber a galera em casa e fazer barulho até tarde da noite, adoro o clima de descontração total e de risadas no ar, mas, são cinquenta anos fazendo isso. Tive comemorações de aniversários de todos os tipos de imagináveis, desde festejo simples com alguns pouquíssimos amigos presentes, até grandes farras com dezenas de convidados. Folganças regadas a cervejas e outras bebidas, cerimônias religiosas, festas na intimidade do lar com dois ou três casais, festinha apenas com meus filhos, todo tipo de festividade. Ganhei presentes por causa dos eventos e agora não farei mais, apesar da satisfação, da alegria e dos gestos de carinho, não oferecerei outras recepções em comemoração ao meu aniversário.

Em uma rápida pesquisa na internet (vivas ao advento dessa tecnologia), a palavra Aniversário tem origem latina, é a união das palavras annus (ano) e vertere (voltar) e significa aquilo que volta todos os anos, são os ciclos que se fecham na vida da gente, por isso merecem festas. As festas de aniversário são a celebrações disso, ficou mais velho? Junte os parentes e amigos e rememore quem são as pessoas importantes na sua vida. Acredita-se que as Comemorações de aniversários tenham origem pagã, iniciada pela crença na magia grega ao longo dos séculos. acredita-se que as primeiras comemorações na Grécia eram homenagens prestadas aos deuses, como agradecimento. De acordo com o livro The Lore of Birthdays (“A Sabedoria dos Aniversários”, sem tradução em português), dos antropólogos americanos Ralph e Adelin Linton, os aniversários merecem comemorações desde o Egito Antigo, ou seja, a moda surgiu por volta de 3000 a.C. Dar PARABÉNS pelo aniversário de uma pessoa é, na verdade uma forma de expressar o respeito que esta pessoa merece por estar se tornando um ano mais sábia e pela “bagagem” de experiências que os anos fazem acumular. A possibilidade de festejar essa data com uma festa é apenas uma das experiências positivas que fazem parte desse dia.

Eu quero abdicar dessa experiência para viver novas expectativas, explorar o que pode ser feito em função da passagem de data do meu natalício. Claro que não vou expulsar quem vier à minha casa para me dar um abraço e comer um pedaço de bolo. Óbvio! Mas, não haverá convites para virem; quem vier quando eu estiver por aqui, é porque realmente me ama. Quem não vier não estará provando desamor, apenas não virá, sem problema algum. Sem ligações de desculpas por não poder comparecer, sem mensagens nos aplicativos mensageiros dizendo que houve imprevistos, vou facilitar para todo mundo fazendo algo que eu quero fazer, solenizar essa data de um jeito especialmente meu. Não sigam meus passos, eu quero ir à sua festa de aniversário e te dar um abraço, um presente, comer da sua comida e beber às suas expensas. Seja como for, o melhor da vida é celebrar a passagem dos dias, pois cada dia traz a esperança de outro dia e outra oportunidade.

Paulo Siuves
Enviado por Paulo Siuves em 01/08/2021
Código do texto: T7311749
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.