A Voz do Povo

"A voz do povo é a voz de Deus." Acho esse provérbio exageradamente irritante, não por estar errado, porque não é esse o caso. De fato, há no povo o poder, mas o poder sem a sabedoria acaba, por vezes, não contribuindo em nada para uma geração.

De que adianta ser milionário e em oito anos ter reduzido sua fortuna a 1/100 do que ela era? Pois então, nas decisões sociais o buraco é ainda mais embaixo. Imagine só, anos lutando por voz e alguém se propõe a defender, usando de uma liberdade que anos antes não teria- embora seja a liberdade uma fortuna dos entes vivos- um regime ditatorial que subjuga toda a população a uma opinião comum, regido por um grupo concentrado em sua medíocre bolha?

É por essas e por outras que eu gosto de pensar que não estamos sozinhos. Olho para o céu em sua imensidão comovente e penso:

-Há de existir nessa imensidão alguma outra coisa, porque se não existir, nós somos o que há de mais inteligente e, se esse for o caso, que pena dos que lutaram pela nossa liberdade!

Mas, ainda que tenhamos a audácia de supor ser o mais incrível que há na proximidade cósmica, só o tamanho da Via Láctea é suficiente para demonstrar o que de fato é o poder. Esse conceito humano em que a maioria detém a força, nunca chegará aos pés do conceito cósmico, em que no centro desse espiral que é a nossa galáxia, há um Buraco Negro, muito pequenino e ainda assim tão mais imenso e poderoso que o Sol. Imagine então o que não há de assombroso e, por mera ironia, "poderoso" aí por fora nessas exceções enérgicas (sempre as exceções correndo pela história) que geram objetos indescritivelmente superiores a nossa imaginação!