KAIZEN - TUDO QUE VAI, VOLTA!

Viver é um incrível aprendizado! Na verdade pode ser que para alguns, estar vivo é sinônimo apenas de desfrutar de prazeres e emoções! Isso também é maravilhoso, mas não quer dizer que tenhamos que passar a vida o tempo todo por um fio. Pois estarmos vivos neste mundo é também se melhorar continuamente! Para o escritor russo, Leon Tolstói, “só poderemos melhorar o mundo distribuindo a verdadeira fé entre todos os povos”. E a fé para esse autor é fundamental para que possamos estar à frente em ideias e ações. Na verdade para a busca contínua da evolução humana, indubitavelmente, devemos estar alicerçados na certeza, como mola propulsora a nos impulsionar à lapidação de si e consequentemente de transformar nossa visão perante a tudo que está ao nosso redor! Intrigante é que a escritora brasileira, Gasparetto nos confia que “não é o mundo que tem que melhorar para você ficar bem. É você que tem que melhorar para o seu mundo ficar bem”.

Vale dizer que essa expressão “melhora contínua” é também um princípio de origem oriental, em que os japoneses concebem tal ideia como o “kaizen”, ou palavra que quer dizer mudança para melhor. Tal raciocínio nos remete a ideia de melhora contínua na vida em todas as áreas. Expressa que hoje podemos ser melhor que ontem e amanhã melhor que hoje. Desse modo é possível todo dia aperfeiçoarmos algum aspecto da vida constantemente, isto é, compreende-se que o aprimoramento contínuo pode trazer muitos benefícios a quem o pratica, o que pode fazer o bem a si e a todos que o cercam. Por outro lado, quando se compara o kaizen com a ideia de causa e efeito podemos conceber definitivamente que conforme a lei de Isaac Newton “a toda ação há sempre uma reação oposta e de igual intensidade: as ações mútuas de dois corpos um sobre o outro são sempre iguais e dirigidas em sentidos opostos”. Podemos interpretar então que a evolução humana, entendida como aprimoramento constante também é resultado da lei da reação e reação, ou seja, tudo que vai, volta!

É por isso que vale ressaltar ainda que fazer o bem ou o mal a alguém está intrinsecamente ligado aos conceitos apresentados nos parágrafos acima. Quando nos atemos a constantemente fazer o bem, por exemplo, estamos desenvolvendo o conceito japonês de melhoria contínua e, por conseguinte, aplicamos igualmente a lei de Newton, pois quando trabalhamos tal ideia, compreendemos que ela também retornará para nós sempre na forma contrária como reação ao que foi realizado a si e a outrem em dado momento. Então não demoremos em cultivar o Kaizen, com determinação e persistência para que em fé possamos com o passar do tempo atingir níveis humanos e espirituais de grandeza e para que continuamente cumpramos com excelência nossa missão de vida aqui na Terra junto a humanidade.

Michael Stephan
Enviado por Michael Stephan em 06/06/2021
Reeditado em 06/06/2021
Código do texto: T7272484
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.