SE EU FOSSE NEGRO

Se eu fosse negro no Brasil, evitaria os Leblons, Vivendas e Alphavilles da vida, onde olhos brancos me condenariam antes de saber meu nome, apenas por eu existir e estragar a cômoda vida deles com isso.

Evitava também possuir qualquer objeto de valor que não fosse conveniente ser carregado por pessoas negras, algo que gerasse a constante abordagem policial, se fosse preciso portar tal objeto de valor levaria a nota fiscal plastificada pendurada no pescoço, para os heróis não me conduzirem algemado a delegacia

Outra coisa que evitaria seria executar movimento bruscos em público, nem mesmo para praticar esporte, estes movimentos podem causar espasmos em gente branca conservadora que se assustaria com minha mancha negra em suas retinas.

Se eu fosse negro não procuraria empregos de comando em empresas, eu não suportaria o chicote das palavras ofensivas de meus comandados brancos, penso que nem sequer tentaria ser médico porque é muito improvável que brancos se consultassem comigo.

Acredite, se eu fosse negro jamais usaria boné, cordão ou bermudão em meu vestuário, esses adereços são quase alvos fosforescentes para a polícia a noite, seria mais seguro uma camisa social de manga longa e calça social para tranquilizar os brancos acerca da minha civilidade.

Existe algo fundamental a fazer se eu fosse negro, evitar coloquialismo, gírias, vícios de linguagem ou qualquer coisa que denuncie quem eu sou, já bastaria a minha cor de pele me depreciando aos olhos mengelianos de meus compatriotas. "Desculpa, senhor" seria meu mantra de sobrevivência em meio a "massa cheirosa" que se indignasse com minha catinga de negro.

Não sinta pena de mim, não sou negro, nunca passei por nada parecido com isso, sou apenas um branco com vergonha das pessoas da minha raça, tentando explicar ao negro que o que se faz com eles nas ruas é 10% do que realmente gostariam de fazer e que seu lazer, fala, roupa e pertences pode determinar se ele vive ou morre neste pântano de hipocrisia.

Na verdade, este texto é uma grande perda de tempo, não será lido por negros pobres sem escolaridade que poderiam dele tirar alguma utilidade, será lido por brancos para quem esta é uma realidade sem a qual e com a qual o mundo continuará rodando tal e qual para sempre.

Saulo Palemor
Enviado por Saulo Palemor em 29/05/2021
Reeditado em 02/06/2021
Código do texto: T7266910
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.