Praça Manoel Congo

Praça Manoel Congo!

Nesta semana fomos surpreendidos com um pedido de DESPEJO do líder negro que protagonizou o maior levante escravo do Estado do Rio de Janeiro, acontecido em Paty do Alferes em 1838. MANOEL CONGO que partiu das senzalas da então Fazenda Freguesia, hoje Aldeia de Arcozelo, com um grupo de mais de oitenta negros em busca da liberdade. O tempo passou e a abolição chegou colocando os negros em liberdade, ou simplesmente despejando-os das senzalas para as ruas sem que pudessem buscar seus sustentos. Mais tarde a história e a Republica reconheceram a importância do negro na construção das riquezas do Brasil!

Reconhecimento esse que até hoje não buscou recompensar aqueles que de fato deram o sangue pelo Brasil.

Apesar de o Manoel Congo ter emprestado seu protagonismo para o município de Paty do Alferes, Paty do Alferes não tem mostrado por parte de seus governantes reconhecerem esse Líder em defesa das minorias. Com apenas uma praça que leva o seu nome e, que não tem uma placa indicativa, ou seja, tratada pelos gestores de hoje como os senhores das fazendas de ontem, sem o devido valor. Desse modo surge na Câmara de Vereadores um projeto de DESPEJO, solicitando a troca de nome da PRAÇA MANOEL CONGO e colocando o de outra personagem da nossa recente história. Entretanto o povo que só parece mais não está dormindo, foram as ruas e mostrou que não devemos apagar a história mesmo que seja para escrever outra!

“O que define um lugar é a sua história e cultura”.

O que Paty tem de melhor é o seu povo!