Dia das Mães não sendo Mãe

Não, esse não é um texto emotivo sobre os dia das mães.

É mais um pensamento que creio não ser compartilhado com os outros.

Acredito que mãe tem mesmo aquele charme especial, amor maternal e toda essas coisas que envolvem o dia das mães. Afinal, também tenho uma mãe e ela é maravilhosa.

Mas meu pensamento tá atrelado a situações e argumentos que as mulheres que são mães utilizam-se para se sentirem superiores àquelas que não o são.

Expressões como:"_ você só vai entender quando for mãe! ". "Isso é porque você não é mãe". " _ Isso é porque você não tem filho". E dentre tantas outras.

Sempre que escuto isso eu me sinto como um ser incapaz de sentir emoções, compaixão, afeto.

Quer dizer que por ser mulher e não ser mãe sou inferior a elas? A resposta mais lógica é, óbvio que não! No entanto, sei bem que essas mulheres não o fazem por mal, mas apenas reproduzem àquilo que ouviu de suas mães, avós e tantas outras mulheres que vieram antes de si.

Esse dia das mães eu não sou mãe, nem sei se um dia o serei. Mas me sinto muitas vezes mãe de meus alunos, mãe de um priminho pequeno e as vezes até mãe da minha própria mãe.

Então, não gosto que de ouvir quando me dizem que não posso falar sobre determinado assunto porque não sou mãe. De fato, não o sou no sentindo prático da palavra, mas isso não faz de mim um ser incapaz de não compreender determinadas situações. Um padre não precisa ser casado para aconselhar casais, um médico não precisa passar pela doença para receitar medicações que a cura. Talvez outras pessoas também partilhem dessas sensações que tenho quando escuto isso, talvez não. Mas eu não poderia deixar de escrever.

flor de inverno
Enviado por flor de inverno em 10/05/2021
Código do texto: T7252710
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.