Sábado de Aleluia

Ontem a noite tive a graça de mais uma vez participar da celebração de Sábado de Aleluia!

Para mim é uma das celebrações mais lindas da liturgia católica. Eu me sinto envolvida por todo o simbolismo que está noite representa. A celebração começa com uma fogueira do lado de fora da igreja, o padre então realiza a benção do fogo e os representantes de cada comunidade ao comando do padre colocam os alfinetes que marcam os cinco pontos do Círio Pascal, onde o padre diz que Cristo é o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim de todas as coisas.

Com as luzes apagadas dentro da igreja, o padre então acende o primeiro Círio no fogo Santo, e, de vela em vela a igreja é iluminada por aquele fogo. E então o padre diz:_Eis a luz de Cristo! E respondemos:_Demos graças a Deus!

Então quando o padre chega ao altar apagasse todas as velas e acende-se as luzes. Uma vez a Igreja ilumada começasse a leitura de 7 leituras do antigo testamento que nos remete a toda a história da Salvação desde a criação do mundo a fuga do Egito e a promessa de salvação. ( Este ano por conta da pandemia foram apenas 4 leituras).

Ao fim destas leituras, canta-se o Glória que foi omitido durante toda a quaresma, tocam-se os sinos e celebra-se a Glória do Deus altíssimo.

Depois tem-se início mais uma leitura do Novo Testamento.

A celebração segue com muitas outras referências fé e a tradição.

Outro ponto que amo nesta celebração é a proclamação de Páscoa, onde se canta uma longa sequência da história da salvação e o refrão sempre repetimos : "Oh! Noite de alegria verdadeira que uniu de novo o céu e a terra inteira".

Há ainda a benção da Água onde relembramos a noite do nosso batismo e reforçamos a promessa de estarmos unidos a Deus, renunciando ao pecado e ao encardido.

É uma celebração belíssima, para mim tem valor especial, visto que fui batizada em um Sábado Santo!

E só pra encerrar, um dos pontos que também é muito lindo é quando o padre juntamente com os ministros revestem o altar com a toalha branca, na minha comunidade a toalha tinha o emblema de um cordeiro com a bandeira.

Vale lembrar que o altar é despido na sexta-feira santa porque o Cristo está morto, e o altar no catolicismo também simboliza o corpo de Cristo onde o sacrifício da missa acontece. Então no sábado temos o altar revestido de branco pois o Cristo ressuscitou!

A celebração termina com as saudações de boa Páscoa a todos!

Eu verdadeiramente amo está celebração. A considero rica de simbolismo, tradição e fé e sempre fico muito feliz em participar e mais ainda se puder participar como leitora. Este ano minha leitura foi a do novo testamento. Mas não encondo que sempre que posso ler a de Abraão e Isac fico mais contente ainda.

No mais,

Feliz Páscoa a todos!