A SAGA EXISTENCIAL. DIFICULDADES.

Difícil enxergar nos outros, êxitos, talentos e dons. Vejo muitas considerações na internet, maior espaço midiático hoje, sobre esses temas, de pessoas com embasamento.

O curial, mediano e comum, é que essa fenomenologia que brota do sentir e da existência de todos não oferece dificuldades para ser constatada a olhos pequenos. Não precisa ser um sábio para situar esses comportamentos. Qualquer um vê esse mapa da alma das pessoas. Por quê? Por transitarem sob nossos olhos, claramente. Bastam pequenas lentes para situar.

O invejoso motiva piedade, aquele que sofre sempre por ver nos outros o que queria e não atinge e não atingirá. Cada vez mais mergulha no lodaçal de sua vida inferior, tormentosa de carregar. Ele conhece esse inferno.

Carrega trauma de personalidade, egoísmo espiritual comandando avareza da alma. Arde na labareda da instabilidade. Vai tropeçando vida afora, não se corrige.

Nessa incapacitação nada elogia, nem precisa, nenhum valor tem suas palavras, pegajosas, escorregadias, pusilânimes, surgindo de ambivalência de conduta. Um duplo binário; como na pena, inexistem recuperação e retribuição.

Plano de trevas, ostracismo do convívio humano, habitam o purulento demérito. Se não faltam com a verdade esses perfis, quase sempre mitômanos a olhos vistos, padrão de vida, tecem apreciações mancas em meio a solecismos e forjadas no entendimento boto das coisas mais simples.

Se mostra pelo modo que se expõe, revela sua imensa fraqueza, reverenciando os invejados. Invejados despertam inveja e infundem temor.

Nesse caminhar do invejoso recebe-se o desrespeito. E ninguém deve respeitar o desrespeito. Escrevi certa vez, discorrendo sobre respeito:

“Se alguém respeita para obter retorno igual, o respeito de nada valeria, pois a todo movimento há movimento igual, maior, ou menor desencadeado. Entenda-se, estou respeitando para ser respeitado, porque vou ser respeitado, senão não respeitaria. É filosófico. Respeita-se por princípio, por agregação de civilidade. Não respeito esperando respeito, respeito por ser educado, civilizado, distante da imensidão do fosso do desrespeito, não respeito esperando respeito, se assim resultasse, meu respeito não seria respeitável, mas um respeito que pede troco, treinado para obséquios, sequioso de relevâncias e homenagens, sem espontaneidade. Por si só já é um desrespeito em gênero.”

Nada disso importa, é desimportante, como dizia Confúcio e aduzo:

“Observa o que um homem faz. Acompanha seus argumentos. Examina em que se apoia. Como pode um homem ocultar seu caráter?”

“O que o homem superior procura está em si mesmo; o que o homem inferior procura está nos outros”.

“O homem superior atravessa sua vida sem qualquer curso de ação preconcebido ou qualquer tabu. Ele simplesmente decide no momento o que é o direito fazer”.

“A mente do homem superior preocupa-se com a retidão. A mente do homem inferior preocupa-se com o proveito”.

“O homem superior, no mundo, não põe sua mente a favor nem contra nada, cinge-se ao que é justo.

“Os que nasceram na posse do conhecimento constituem a mais alta

categoria dos homens. Os que aprendem e assim chegam depressa a possuir o conhecimento, estão logo a seguir. Os que são obtusos e estúpidos e não obstante limitam o estudo pertencem à classe subsequente.”

“O homem superior, quando há algo que não estudou, ou quando no que estudou algo existe que não pode compreender, não interrompe o trabalho.”

Celso Panza
Enviado por Celso Panza em 30/03/2021
Reeditado em 30/03/2021
Código do texto: T7219631
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.