Refletindo

Hoje tive duas visões de como estamos. Em caos político, social, financeiro e de saúde. A empatia decidiu acompanhar longe o desenrolar dos acontecimentos... Nesse momento confuso, alguém próximo me cobrou isenção para ouvir outras opiniões, o outro lado, por ser uma postura esperada de mim. Não sei se concordo com a postura esperada.

Hoje faz um ano exatamente que estou em casa com a minha filha autista severo. Vivemos do BPC (Benefício de Prestação Continuada) e nem poderia ser diferente, por que ela é totalmente dependente. Esse é o meu contexto, totalmente em torno dela. Adaptei minha vida, para continuar vivendo além dela. Então dentro de quatro paredes, uma rotina rígida, leio, estudo, escrevo, ouço, converso na medida do possível. A Sandra hoje é o retrato deste contexto.

Como tenho acesso a vários tipos de informações posso compara-las, investiga-las, questiona-las até que uma dê suporte a outra. Questiono por que observo! Admiro a coerência, mas não me contento com respostas fáceis. Talvez esteja realmente cansada de traduzir na maneira acessível o que está acontecendo. Por isso falta paciência. Mas será que sou só eu?

Todos estamos exaustos de tentar manter o pé na realidade, e nossa humanidade. Me lembro que desde antes das eleições de 2018, que, com o pouco que conseguia me informar e tentava traduzir o que estava rolando. mas era tudo tão surreal que não entendi rápido. De repente as TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação) que foram o tema da minha graduação, mostraram seu "lado feio". Eram utilizadas para atacar, afastar as pessoas, e disseminar mentiras. Em um bate papo, ao saber que tinha uma filha autista, me perguntaram: "Você vacinou ela?" Achei descabida a pergunta e respondi, "Claro que sim! Desde de pequena.", "Não deveria ter feito isso, vacinas podem causar autismo." Não acreditei no que ouvi!

Hoje percebo o quanto a ignorância, o negacionismo, foram ganhando espaço em um chão fértil. A mente dos incautos, que maravilhados com as possibilidades da tecnologia, se deixaram envolver e influenciar. Antes, precisavam desenvolver o senso crítico, por isso não questionam o que é colocado na sua mão, na sua mente e repassam com a pressa de quem acaba de receber a chave de tudo. Assim têm a sensação de ter feito contato com única "verdade", uma Revelação Divina! Urge repassa-la...

Em um vídeo, um "youtuber" dizia da necessidade de sermos mais firmes com as pessoas que parecem não ver o buraco diante delas, por que não podemos mais contemporizar, não se trata de ingenuidade, talvez maldade mesmo! Se elas estão bem o resto que se dane! Aí quando me cobram outro comportamento diante da situação, chego à conclusão que falei à exaustão para quem simplesmente se recusa a ouvir. Já têm uma visão pronta. São uma porta que você tromba por ser de vidro e ao invés de desviar dela, você pede licença...

Não sei se agi errado com quem me cobrou essa lucidez, esse distanciamento. Minha empatia como minha paciência, durou muito! Foi bastante resiliente, "santa" bem mais que sou... Sou humana e estou me permitindo errar, desde que não mande ninguém para a cova! Esse que me cobrou, tem mais de 250 mil nas costas.