Máscara no Queixo

Mesmo diante de tantas recomendações, tantas orientações sobre os devidos protocolos para a prevenção da covid-19, as pessoas ainda insistem em desrespeitá-los, ora por teimosia, ora por mera ignorância.

Hoje, em frente a uma banca de revista, onde estava o aviso "uso obrigatório de máscara", vejo um cidadão com a máscara no queixo ali adentrar, compra um jornal, paga-o e recebe o troco, numa distância inferior a um metro, sem nenhuma advertência do vendedor, talvez para evitar o constrangimento do cliente.

Em situação diferente e noutra ocasião, minha mulher, ainda guardando certa distância de uma banca de frutas e verduras, pergunta se tem coentro. A vendedora responde que sim. Minha mulher se aproxima mais um pouco e pede, "por favor", que a vendedora coloque a máscara, que antes estava no queixo.

E ela, grosseiramente, responde: "não tem mais coentro não, acabou."

Por estas e por outras razões, assim como aglomerações desnecessárias, é que em vários estados e também aqui em Alagoas o índice de contaminação e mortalidade tem aumentado, exigindo novas medidas de restrições.

Nunca custa lembrar que quem não segue os devidos protocolos tanto pode transmitir quanto receber o vírus. O cidadão tem de pensar coletivamente e não individual ou egoesticamente.

Educação, disciplina e respeito ao próximo e a si mesmo é o que deve prevalecer.

Que tal agir com bom senso?

A sociedade agradece.

Irineu Gomes
Enviado por Irineu Gomes em 10/03/2021
Reeditado em 10/03/2021
Código do texto: T7203460
Classificação de conteúdo: seguro