O CAMINHO DAS PEDRAS PARA O SAQUE DE OURO!

No dia a dia não é difícil compreender que algumas pessoas não se empreendem por medo. Na verdade muitos de nós não desenvolvemos algumas habilidades por temermos não dar certo. O dramaturgo inglês, William Shakespeare, nos instrui que “nossas dúvidas são traidoras e nos fazem perder o que, com frequência, poderíamos ganhar, por simples medo de arriscar”. Ocorre que pode ser que estejamos muito voltados às habilidades que os outros perpetuam e que parecem ser “o caminho das pedras”. Igualmente é assim aos que tentam vestibulares para iniciarem uma faculdade, por exemplo. Acreditam que se fizerem cursos já predeterminados pela sociedade “que dão dinheiro” poderão ser bem sucedidos. Contudo o que definitivamente é bom para uma pessoa pode não ser para a outra. Cada um de nós em singularidade traz consigo habilidades diferenciadas. E por não conhecermos os nossos próprios talentos talvez demoremos muito tempo para “sacar qual é o nosso próprio ouro”.

Vale dizer que conforme o dicionário Aurélio, habilidade “é a capacidade que uma pessoa tem de realizar algo. É a facilidade, ou o dom, de proceder diante de uma tarefa qualquer”. Podemos destacar que todos nós temos habilidades diferentes e que se, por vezes, não manifestamos é porque nos faltam alguns ingredientes, como: coragem e ousadia. Nossa mente possui capacidade extraordinária para o desenvolvimento das aptidões. Exemplo disso é, quando ao assistimos uma bela apresentação musical, teatral ou científica admiramos a competência e capacidade de algumas pessoas para os seus ofícios. Em incertas passagens da vida alguns até se menosprezam e afirmam a si que não possuem talentos, que não são inteligentes. Contudo podemos dizer que todos nós somos capazes de realizarmos e desenvolvermos até o que nos parece impossível! Primeiramente precisamos acreditar em nós mesmos e direcionarmos nossas energias e ações ao que nos agrada, ao que pode nos tornar nossa “riqueza” na sociedade. O autoconhecimento e persistência em uma atividade são fundamentais nesse processo de evolução.

O medo não pode nos paralisar. Pelo contrário, aprendamos a lidar com nossas limitações para descobrirmos as nossas potencialidades. O progresso ocorre pouco a pouco. É necessário até treinarmos muitas mil vezes para descobrir a melhor forma de se executar uma ação. Um exemplo claro disso é Thomas Edison, o inventor e empresário norte-americano, que ao ser perguntado se ele errou dez mil vezes até descobrir a luz incandescente, ele respondeu: “de fato, não fracassei ao tentar, cerca de 10.000 vezes, desenvolver um acumulador. Simplesmente, encontrei 10.000 maneiras que não funcionam”. Então a chave para a excelência está em continuar em uma direção focada e determinada. Ressalta-se que tudo o que imaginamos, podemos realizar! Pois o que já existe em nossa mente, pode se materializar! Depende de cada um de nós agirmos e prosseguirmos em nosso propósito, nessa corrida até cruzarmos a linha de chegada!

Michael Stephan
Enviado por Michael Stephan em 07/03/2021
Reeditado em 07/03/2021
Código do texto: T7200467
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.