AGENTES PÚBLICOS E "O INFERNO" DE DANTE ALIGHIERI.

Pelos círculos do "Inferno" transitam Dante Alighieri e Virgílio. Local que adjetivos não podem descrever.

A “quinta bolgia” é uma fossa circular coberta no fundo por espessa camada de resina fervente. Nessa fossa são punidos “funcionários venais” que abusam dos empregos públicos que ocupam, para venderem pareceres, despachos, informações, etc.

O Reverendo Pinto de Campos assinala que “A fraude deles é mais grave que a dos advinhos, porque estes enganam aqueles que querem ser enganados, enquanto aqueles (os corruptos fraudadores) enganam a quem juraram fidelidade (leia-se jurando a constituição) de desempenhar leal e lisamente empregos que lhes foram confiados”.

E Virgílio mostra a Dante Alighieri o negro demônio correndo por cima do rochedo, com aspecto horrível, levando no ombro alto e pontiagudo um infeliz pecador (carcava um peccatore) segurando-o fortemente pelas pernas. Com as asas distendidas caminhando rápido sobre as pontas dos pés.

Bradou em voz ferrenha: Ó Malebranche! Mete-o já debaixo da pez (resina) fervente, pois quero voltar imediatamente aquela terra em que tanto proliferam os trapaceiros.

Por dinheiro qualquer um deles transmuda um não – que nega – num sim – que concorda.

E arremessou o renegado ao fosso tendo o mísero pecador mergulhado com estrondo na resina borbulhante, logo emergindo o corpo em dores retorcido.

Muitos demônios o espetavam e diziam: “ No fundo do pez é que vais bailar, se podes empalmar o alheio, empalma-o às escondidas”, falavam do que acontecia na cidade de Lucca, Itália.

O perdão faz a remissão do pecador e o Senhor Deus delegou ao transgressor a benesse de ser perdoado em consciência, mas perdão é sempre seguido do conhecido “arrependimento eficaz”, que é padrão de reconhecer a volta ao rebanho dos bons em todos os estatutos penais das nações civilizadas.

PELO QUE SE VÊ NÃO É O QUE ACONTECE. A REITERAÇÃO NAS PRÁTICAS DAS FRAUDES SÃO FESTEJADAS E DEBOCHADAS..

Será que podemos esperar reconhecimento de erros praticados que todos temos, em gradação maior ou menor, de políticos e representantes de espacos diversos em toda a sociedade?

A HISTÓRIA TESTEMUNHA QUE NÃO!!!

O Presidente da Nasdak, a famosa Bolsa de Investimentos de Nova York, apanhado em fraude que comprometeu enorme universo, confessou sem negar o crime formal cometido. Formais são os crimes que estão documentados de “forma” a não possibilitar negativa, cometidos por escrita, formalmente.

Não teve arrependimento eficaz que o absolvesse, impedir que o dano se consumasse, não podia reparar o dano eficazmente, o instituto tem limites, mas foi claro, quer passar (e vai passar) o resto da vida na cadeia.

Melhor do que na “quinta bolgia” descrita por Dante na Divina Comédia.

Lá o acerto tem outra visão e apenação.

Celso Panza
Enviado por Celso Panza em 02/03/2021
Reeditado em 03/03/2021
Código do texto: T7196921
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.