Não espere motivação, faça o que tem que ser feito!

Há alguns dias eu conversava com uma pessoa e ela me dizia que estava desanimada para realizar algumas atividades cotidianas e projetos. Que não sabia por onde começar! Ocorre que ao observarmos essa situação, compreendemos o quanto o ser humano é dependente de ser impulsionado por algo ou alguém. E na verdade, inferimos, que inequivocamente, não devemos esperar estar motivados para fazer algo, para iniciar um projeto ou para dar andamento às atividades que almejamos. Há algo que deve ser valorizado mais que a motivação - a disciplina! A disciplina é a ponte entre o sonho e a realização! Vale lembrar o que disse certa vez o estadista americano, Thomas Jefferson, que “quanto mais eu trabalho, mais eu tenho sorte”! Isto é, enquanto estivermos parados, nada acontece! É preciso suor, é indispensável uma atividade em propósito, de forma coordenada e direcionada.

De certo que há igualmente um escritor norte americano, chamado John Calvin Maxuel que nos ensina um princípio para podermos alcançar nossas realizações. Ele nos diz que é necessário se utilizar do “every day”. Essa expressão no idioma inglês significa “todo dia”. O autor nos instrui que para atingirmos um objetivo é necessário executar algo, pouco a pouco, passo a passo, todos os dias! Que na verdade uma grande obra ou um quebra-cabeça não se desenvolvem prontos como a um passe de mágica. Tais empreendimentos somente poderão ser construídos se fizermos um pouco a cada dia. Pode até ser salutar em algumas ocasiões a motivação, contudo somente a persistência e a disciplina nos conduzirão até o fim da empreitada. Nesse entendimento, temos que por uma das obras de Antoine de Saint-Exupéry, que “o verdadeiro homem mede a sua força quando se defronta com o obstáculo”.

A vida é um plantar e colher de maneira permanente. Se refletirmos bem, apreenderemos que tudo na vida é deveras difícil. Que apenas temos que escolher o tipo de difícil que queremos. Se não dedicarmos a algo, perderemos muito; se formos compromissados e focados também estaremos em circunstância complexa, mas então quais são as consequências de cada uma das situações? Vale destacar que por muitas vezes as oportunidades podem se apresentar disfarçadas de problemas ou desafios. E apenas quem tiver visão mais acurada saberá como lidar com isso e tirar o melhor proveito. Ressalta-se que o ator e diretor artístico, Johnny Depp, afirmou durante o desenvolvimento de um dos seus trabalhos que “você nunca sabe a força que tem. Até que a sua única alternativa é ser forte”. E, por assim dizer, é sensato apartar o que já nos lecionou o escritor Chico Xavier durante sua lida espiritual. Ele certa vez afirmou que são necessários três elementos para o cumprimento de uma tarefa: “o primeiro é disciplina; o segundo é disciplina; e o terceiro é disciplina”. “Estejamos vigilantes, mantenham-se firmes na fé, sejam homens de coragem e sejam fortes” (1 Coríntios 16:13).

Michael Stephan
Enviado por Michael Stephan em 28/02/2021
Código do texto: T7195262
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.