Soberania, o que é?

Quem sabe, uma porção de terra? Um ajuntamento de pessoas? Uma bandeira, um hino e cores como num time de futebol? Pessoas assistindo o hasteamento de uma bandeira, com a mão no peito apaixonado e olhos vazios de sentimento? Nenhuma das opções! Os personagens do exemplo, seguem a vida após a vitória ou a derrota. Não influi na fila do pão! Porém se tem pão, se as pessoas podem comprar o pão, se os primeiros levam o pão e o queijo e recebem o troco ; e à medida que a fila anda diminui o troco e o pão e os últimos catam farelos no chão e voltam para a casa de mãos vazias, a soberania tem tudo a ver. Um país que não garante que todos tenham as suas necessidades básicas atendidas, já abriu mão da sua soberania e é uma filial dos interesses de um país mais forte.

Soberania tem um país com forças militares capazes de coagir e, se necessário, impor respeito e defender suas fronteiras da invasão de outros, é economicamente independente, sendo capaz de resolver as demandas internas da população de saúde, educação, trabalho e moradia. Um país que vive ao sabor das intempéries externas e não age no sentido de prevenir para se defender dos interesses externos e não protege sua população desses interesses, deixando faltar o pão para a maioria dela, não é soberano.

Houve uma época onde a soberania popular fazia o país soberano, mas para interesses externos, esse comportamento não interessava ao capital, que tratou de dividir para vencer. Tomou de assalto a bandeira e a cor, deixando o país sem identidade.

Se a soberania vem do povo e o povo faz o país soberano, tomemos novamente as rédeas, por que se continuarmos nesse caminho venderão até esse chão que esqueceu de ser nação.