Globalização. Desenvolvimento?

À primeira vista a globalização é algo louvável que pressupõe um crescimento equânime. Para aqueles que se atém a um olhar superficial, passa a sensação de estarmos no bom caminho e avançando para o fim das desigualdades mundiais, porém em um olhar mais detido, a globalização tem contribuído para a manutenção e mesmo o aprofundamento dessas desigualdades.

As benesses e o progresso continuam restritos a um pequeno grupo de países que não por acaso,são os mesmos desde o nascimento do capitalismo. Fica claro que a distribuição propiciada é de acúmulo de poder (capital) para uns poucos e os mesmos ;e de trabalho, pobreza e desigualdade para muitos. As desigualdades são internas em cada país pobre, por que se mantém neles a mesma casta de proprietários e poderosos locais. Essa casta, com violência e com métodos que permite que a população pobre e trabalhadora, fique ignorante e sem ter como esboçar uma reação contra essa ordem.

Para tal, são desestimulados a investir em educação e pesquisa, para que sempre dependam financeira e intelectualmente dos países mais ricos. Pouco ou nada se diferenciando no tratamento mantido pelos colonizadores da América. Mantém uma mão de obra que vende seu trabalho em troca de migalhas que caem da mesa do banquete deles; e por falta de desenvolver o senso crítico, lambem a mão que bate.

Vejo que temos um trabalho grande a ser feito. Precisamos despertar com atitudes o nacionalismo e o senso de soberania em nosso países e principalmente a fraternidade entre eles. Se unirmos nossas forças e combinarmos nossas ações,teremos uma América Latina forte e capaz de se defender dessas sanguessugas da humanidade. Não somos o único povo explorado do planeta. Se trabalharmos no sentido de esclarecer os outros povos sobre a exploração que se perpetua, teremos chances de reverter esse processo. Sejamos pequenos pontos de luz e juntos seremos Sol.