Divisão Internacional do Trabalho

O que no primeiro olhar, parece lógico para que diferenças sociais mundiais fossem dirimidas; foi apropriado pelo Imperialismo e seus representantes em cada época. Partindo da premissa que a riqueza fosse mantida nos mesmos países e, que para tanto, o poder econômico pudesse explorar de várias formas os países menos desenvolvidos. Seja explorando reservas minerais, tendo prioridade na compra da produção agrícola, explorando a mão de obra barata, usufruindo das condições climáticas desses países para a produção, etc. O colonialismo continuou e continua mas não de forma escancarada como no século XIX, a forma de dominação foi mantida dificultando que os países menos desenvolvidos, conseguissem sua autonomia. Usaram força ou se envolveram nos processos políticos internos deles, promovendo boicote à educação que é o caminho que leva ao desenvolvimento.

Agindo assim, mantinham a mão de obra barata e pouco qualificada e os países eternos dependentes inclusive do pensamento colonizador. Os colonizados têm dificuldades de se pensarem independentes e soberanos. O capitalismo espalha assim suas raízes pelo mundo e pela força mantém o poder do opressor sobre os oprimidos. A Divisão internacional do Trabalho, é a Nova Escravidão.