A CHAVE QUE ABRE PORTAS PARA A PLENITUDE DA VIDA!

O ato de viver, naturalmente, nos propõe desde o nascimento um grande desafio - crescer. Isso quer dizer que não há o que esteja neste mundo terreno que não nos conduza a uma potencial superação de si dia a dia. Por exemplo, a lagarta não pode evitar de se transformar em borboleta. Bem como a criança não pode escolher entre ser adulto ou não. E ainda sim há pessoas que dizem terem pavor de viverem problemas no decorrer de sua existência. Até o ato de crescer dói e isso não quer dizer que seja ruim. Alguns definitivamente fazem de tudo para não ter que enfrentar as provações que se perfazem durante o caminho da vida. Podemos dizer que viver é o mais belo e o mais intrigante ato de coragem de todo ser humano. De igual modo, o ator e diretor de cinema, Charles Chaplin, instrui que “a vida é maravilhosa se não se tem medo dela”. Com tal pensamento vale lembrar que as palavras medo e coragem não são opostas, mas interagem entre si, já que coragem, segundo o site Wikipédia, não significa não ter medo, mas é a capacidade de agir apesar do medo, do temor, da intimidação.

Nesse propósito ressaltamos que toda pessoa que vive em empreendimento de si, está mergulhada em ter que resolver problemas. Para o cientista norte-americano, Benjamim Flanklin, “viver é enfrentar um problema atrás do outro. O modo como você o encara é que faz a diferença”. Por conseguinte podemos dizer que quando enfrentamos o problema apenas como algo negativo, isso tende a nos conduzir para baixo, para a perdição, isto é, para o desânimo e para a tristeza. Lado outro, quando enxergamos os problemas como desafios, podemos, além disso, sermos direcionados a viver oportunidades e situações que nos trarão distinto tirocínio para o momento vindouro e vitórias jamais pensadas. Vale lembrar igualmente a passagem bíblica, em 1 Samuel, 17:4, do enfrentamento entre Davi e Golias que retrata como é poder se deparar a um grande desafio. Pois, inicialmente, parecia ser impossível Davi vencer aquele gigante filisteu, contudo sua coragem, determinação, fé e confiança o conduziu à fantástica vitória.

Então não é que tenhamos que “amar” problemas desenfreadamente. Todavia, todo “problema” traz em si um aprendizado e uma experiência que nos fará uma pessoa ainda mais forte, mais capacitada e mais decidida. Não é o desafio em si que é a chave para tal evolução, mas a lição que ele traz consigo. Quem “corre”, ou evita problemas a todo instante, definitivamente ainda não aprendeu a viver! Podemos dizer que essa pessoa se encontra nas trevas de sua alma! Pois todo e qualquer obstáculo carrega consigo uma chave e um abrir de portas para estarmos mais próximos da plenitude da vida. Contudo toda e qualquer ação nos impulsiona a estarmos à frente de diversas situações desafiadoras que nos são apresentadas. Enquanto, a inércia pelo medo nos afasta cada vez mais de sentirmos o verdadeiro sabor do que é estar vivo. É no enfrentamento ao desafio que realmente podemos compreender o quão é bom viver e valorosamente podermos contribuir para com a vida do outro. Vivamos o desafio! Não deixemos o medo nos paralisar! Ousemos a viver o que nunca vivemos para conquistar o que jamais conquistamos!

Michael Stephan
Enviado por Michael Stephan em 17/01/2021
Reeditado em 17/01/2021
Código do texto: T7161633
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.