VYGOTSKY E FOUCAULT ALERTARAM, A IGNORÂNCIA É PERPETUADA

Cada um a seu modo, Vygotsky e Foucault, em seus escritos, defenderam que o Ser Humano precisa do outro para desenvolver suas habilidades básicas. A partir do contexto sociocultural, resultante da interação entre os indivíduos, há uma construção de significados que vai servir de embasamento para as ações desenvolvidas. Se esses pensadores estiverem corretos, nós, adultos conscientes e críticos, somos responsáveis pela formação das novas gerações que seguirão mantendo o processo infinito de busca pelo conhecimento a fim de tornar a vida mais confortável. Se assim for, o que dizer dos adultos que convivem com as crianças e desconhecem essas premissas? Às vezes, os adultos reclamam dos pequenos para que não pratiquem determinadas coisas, quando, surpreendentemente, essas são práticas corriqueiras na vida desses adultos. Nas minhas andanças do dia a dia, observei, numa determinada tardezinha de verão na Bahia, uma cena que nos faz repensar o que nos disseram nossos teóricos já mencionados aqui. Em uma padaria, mãe e filho estavam na fila, mas a mãe mal prestava atenção ao filho, pois não parava de teclar. Enquanto isso, o pequeno passeava pelo interior da padaria mexendo nas mercadorias. Como os atrativos eram poucos, logo a criança voltou para a mãe e também quis desfrutar da tela iluminada que dá acesso a diversos e que parece já ter se tornado uma parte do ser humano. Imagine sair de casa sem o aparelho de celular, sentimo-nos nu, como se uma parte de nós estivesse faltando. Acriança se aproximou da mãe e pediu o celular para brincar, mas não obteve êxito em sua tentativa, então tentou pegá-lo, mas o celular acabou caindo. Aquela jovem mamãe perdeu totalmente a compostura e começou bater violentamente na criança, visto que o pequeno acabou derrubando o brinquedinho da adulta mamãe. A princípio, parece-nos mais um fato como tantos outros que ocorrem por todas as parte do mundo e, muitas das vezes, passam despercebido pelo olhar desatento das pessoas. Todavia, se pensarmos a partir do que nos disseram Vygotsky e Foucault, essa criança aprendeu duas lições nesse dia. Uma foi que a violência é a solução para os problemas que enfrentamos no dia a dia e a outra, mas não menos importante, é que as relações presenciais não são mais fundamentais. Em um ambiente como uma padaria, com uma criança e com conhecidos por perto, muitas coisas podem ser ditas, ouvidas, observadas, aprendidas, ensinadas, descobertas. Mas a maioria dos presentes àquele ambiente estavam concentrados nas telas de seus modernos celulares, alheios a tudo que acontecia por perto. Apenas a criança que exercitava sua curiosidade, pelo menos por uns instantes. Mas como já sabemos, essa saudável curiosidade logo será substituída pela passividade das telas, logo que o meio sociocultural é responsável pela formação dos indivíduos. Como seria diferente a sociedade se todos soubessem da responsabilidade que tem no que se refere à formação das novas gerações. Seria uma forma de evitar que a ignorância fosse perpetuada.

Manoel R
Enviado por Manoel R em 14/01/2021
Código do texto: T7159959
Classificação de conteúdo: seguro