Pelos prados e campinas

Não sei se algum de vocês já escutou esse hino, a melodia vem firme em minha memória "pelos prados e campinas verdejantes eu vou...".

Essa música trás em minha memória lembranças de quando eu era bem pequenina. Talvez uns cinco anos ou menos.

Lembro do meu pai saindo ao amanhecer comigo e meu irmão para mais um dia de trabalho na área rural da cidade. Meu pai era pedreiro e às vezes pegava trabalho em sítio então precisavamos sair bem cedo porque o caminho era longo e ele precisava aproveitar bem o dia.

Lembro de ir com meu irmão cada um em sua bicicleta e meu pai a frente. Saíamos ainda quando estava escuro, e quando o dia clareava já estávamos na estrada, viamos os sereno que molhava toda a plantação tão verdinha logo pelo amanhecer.

O que mais me chamava a atenção nesse trajeto era os irrigadoresde água que molhava as plantações dos sítios por onde passávamos. Creio serem plantações de milho ou outro tipo de alimento. Eu achava muito bonito aqueles irrigadores rodando e jogando água para todo lado.

Lembro bem do sol nascendo por entre as montanhas e aquela plantação toda verdinha sendo molhada pelos irrigadores. Me lembro da sensação de frio antes do sol esquentar todo o dia.

Na volta era o mesmo trajeto. Lá estavam os irrigações molhando a plantação e o sol se pondo por entre as montanhas dando lugar a lua que iluminava toda a estrada de terra, era uma reta longa margeada por plantações de um lado e de outro.

Quando em fim chegávamos em casa cansados do dia de trabalho, mas eu animada por aquela visão da roça.

Por isso sempre que ouço essa música essas recordações me vem a mente trazendo a mesma sensação daquelas manhãs onde o orvalho molhava a vegetação e os irrigadores a plantação.