Natal no chão

Fui uma criança que mesmo nascida em uma família pobre e pude sonhar... 

Mas desejei escrever para o Papai Noel. Minha mãe, talvez por temer que mantivéssemos ilusões e nos decepcionassemos  com a realidade; nos contou que Papai Noel era o meu pai e que não vestia a roupa vermelha. Trabalhava o ano todo para termos uma vida digna. No fim do ano uma comida melhor, brinquedos para os pequenos e mantido o sonho do amanhã no olhar.,.

 Hoje sei que esse sonho não está ao alcance de todos! Lembro-me que cedo também percebi essa diferença. Minha família tinha uma família amiga, que as filhas tinham um quarto de brinquedos, dos mais modernos, Susi de todos os tipos: "Mãezinha",  "Andinha", "Tippy", todas bonecas brancas de olhos azuis! Desde cedo aprendemos que "esse"  Natal NÃO era para todos! Nem o bebê que estava na manjedoura era o mesmo...

Aí aprendemos a esconder o que nos faz diferentes, do conceito de beleza branca, loura e rica!  Um sonho inalcançável para a maioria dos bebês, esses eles sim, nascidos em berços improvisados, famintos, sem chão, mas dividem o nascimento e a vida com Aquele! 

Para celebrarmos o Aniversariante de dezembro, que todos tenham uma casa para proteção, um trabalho que provenha o pão e que seus filhos não nasçam no chão! Feliz aniversário!