Os Natais na casa da tia A

Lembro bem daqueles natais. A casa cheia, a árvore na sala decorada. A varanda pequena da frente. A cozinha um degrau a baixo do nível da casa. A varanda dos fundos com a lavanderia. O piso de cerâmica que imitava madeira. Aqueles dias eram mágicos.

Havia tantos parentes. A tia R com seus três filhos já adultos. A tia A com seus filhos jovens. A L prima de meus tios com seus filhos adolescentes. Tio E já idoso porém cheio de energia. Meu avô. Meus pais, eu e meu irmão ainda crianças. Não me lembro se tia T estava com sua família e filhos. Meu tio J bebendo vinho.

Os vizinhos entrando e saindo. Tia L. Não me lembro se tinha M também estava.

Algumas lembranças vem e vão. Me lembro de M meu primo na sala rindo e falando alto com os amigos dele e com a namorada. Lembro deles bebendo vinho.

Lembro do primo P que chegava tarde ou quase nunca estava em casa. Uma noite usamos a máquina fotográfica dele para tirar fotos. Mas quando abrimos a máquina estava sem filme.

Lembro das cortinas da sala e são tantas coisas que me dão vontade de voltar de novo naqueles dias.

Tia R já não está entre nós, morreu há muitos anos. Assim como meu avô. Tia A está muito doente, ela sempre teve a saúde frágil, já não nos reunimos na sua casa. Ela perdeu o tio J há uns dois anos. O primo G sofreu um acidente e ficou paralítico. A tia T também nos deixou há poucos dias. Meu irmão vive em outro estado.O primo M vive na Espanha há muito anos, veio ao Brasil somente uma vez pelo que sabemos e depois nunca mais. Os filhos de tia R não interagem muito conosco, alguns já até são avós. O primo P faz anos que não vejo.

A família que era grande tornou-se bem pequena. Até a casa de tia A também diminuiu, pois ela dividiu a casa com seu filho caçula que está quase com 40 anos.

Todos cresceram e aqueles natais de familia tão divertidos na minha infância não existem mais, porém sou grata por eles e por tudo que tenho hoje.

Agora tão perto do Natal vou me dando conta do quão importante é ter seus entes amados por perto.