Crônicas de ontem e de hoje - 5

- Não posso ser mais pastor...

- Por quê?

- Não creio mais...

- Como assim?

- Ah, eu mergulhei mais profundo nos estudos de filosofia da religião e fui bombardeado pelo pensamento de Feuerbach, e...

- Não, não me refiro a isso. Não crer mais é normal e quase todo mundo não crê. Refiro-me a sua decisão de não ser mais pastor por causa dessa ninharia.

- Como ninharia, está louca? Eu sou o pastor! E não creio no que eu prego! Isso é terrível!

- E você acha que meu pai também não cria? E como é que ele conseguiu conduzir essa igreja por toda vida?

- Seu pai não cria? Não acredito, ele sempre foi referência de homem de fé...

- Entenda como quiser, mas papai não cria, mas ele era apaixonado pelo seu povo, pelas suas ovelhas. Ele me dizia que até mesmo Cristo duvidou, mas não abandonou o povo e sua missão.

- Sei, mas...

- Nada de "mas", meu amor, Feuerbach está morto, Nietzsche também, mas o povo vive, a fé vive e você precisa mantê-la acesa, por amor do povo.

- Entendo, mas eu preciso me distanciar um tempo...

- Sim, lembra da casa na serra do tio Oscar?

- Sim, seu pai costumava ir para lá sozinho quando queria orar, e... Ah, entendo agora porque ele ia para lá sozinho.

- Sim, deixa tudo comigo, arruma as malas e vou falar com a tia Sônia, a casa está desocupada. Vai para lá, por uma semana, só você e seus fantasmas. Quando voltar, recomece. Eu estarei aqui.

Rodiney da Silva
Enviado por Rodiney da Silva em 28/10/2020
Reeditado em 28/10/2020
Código do texto: T7098665
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.