Crônicas de ontem e de hoje - 3

Ele foi convencido por Machado de Assis.

[O ser humano em essência, dissimula.]

Desde então começou analisar mais atentamente o seu terapeuta. "Seu terapeuta" é apenas forma de falar, pois navegava de terapias em terapias, de terapeutas em terapeutas. E ele leu "O alienista", leu também "Enfermaria nº.6". Machado e Tchékhov tinham razão. O ser humano é um dissimulado. Chegou mesmo a criar um silogismo peripatético:

[Todo ser humano é dissimulador

[Os terapeutas são seres humanos

[Logo, meu terapeuta é dissimulador

E também não pôde evitar de entender-se como dissimulador. Acreditava mesmo ser um dos maiores dissimuladores, ficando atrás apenas de Machado e Anton. Daí resolveu investir todo seu dinheiro em atormentar terapeutas. Chegou a fazer uma lista, quase um dossiê, com nomes, telefones e endereços. Acabou desenvolvendo uma grande habilidade na criação de personagens, pois dramaturgia é dissimulação. Sentia que tinha o dom da interpretação de personas. Ora era um ciumento violento, ora era um ninfomaníaco. Estudava antes cada terapeuta e depois se transformava num psicótico em que o terapeuta acreditava dominar tal psicose. E levava o terapeuta ao êxtase, achando que aprimorava seu entendimento. E num momento, ele mudava, ele desviava e tudo se esfarelava.

Ele começou a se sentir melhor. Não tinha mais insônias, sua respiração e pressão estavam controladas. Perdeu o medo de aviões e navios. Viajou pela Europa e Estados Unidos. Em cada país cultivou romances diversos. Teve a intenção de marcar consultas com terapeutas estrangeiros para ver se funcionaria com eles também, gostaria de saber se sua abordagem poderia ser considerada universal, mas sem o domínio da língua a dissimulação é inepta. Esta foi outra tese por ele formada.

E assim ele viveu por vinte anos até conhecer Joana. Joana mais moça, vinte anos mais nova. Ele totalmente apaixonado, não desejava mais dissimular e se rendeu ao encanto da bela jovem. Ontem, ele foi enterrado, Joana o envenenou. E com grande habilidade, a moça escapou de condenação. Joana ficou rica e viúva. Depois de um tempo, em Paris, lançou um romance ficcional sobre a dissimulação humana.

Rodiney da Silva
Enviado por Rodiney da Silva em 26/10/2020
Código do texto: T7096534
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.