DIA DO IDOSO, PRIMEIRO DE OUTUBRO





Durval Carvalhal



Idoso atleta Fotografias de Banco de Imagens, Imagens Livres de Direitos  Autorais Idoso atleta | Depositphotos®



           
            A vida é um processo maravilhoso e mágico. Ao nascer, o indivíduo tem um vasto caminho pela frente para desvendar. É uma viagem fantástica, apesar das pedras no meio do caminho e os espinhos nas rosas cultivadas.
            Como tudo é relativo, muitos têm voo de galinha; outros tantos só conhecem a juventude; muitos conhecem a maturidade e trapaceiam como ela, experimentando a delícia de viver; e uns felizardos chegam à chamada idade provecta.
            Como diz a canção popular brasileira, “é preciso saber viver”, e muitos se perdem no decurso do tempo, pulando etapas, ambicionando em demasia, deixando escapar prazeres do momento, em nome de uma acumulação de bens materiais.
            Quem se nega a ser feliz durante a existência, seguramente terá uma idosidade melancólica e lamentosa. Jovens são projetos de idosos que, muitas vezes, não vingam; não vingam por falta de planejamento, de visão de mundo e de ideais. Tempo é uma sucessão de instantes que não têm replay.
            A vida é uma peça de exibição única. Aproveite-a bem. Faça tudo na medida certa. Quem quer tudo não tem nada, não é? Eu nunca tive projeto de poder e riqueza, que, com o passar dos anos, perde o sentido; sempre valorizei os instantes; minha meta sempre foi ser um ser integral, como convém a quem escolheu a vida como namorada. Hoje, colho os louros da vida, pois é muito melhor ser um velho-moço do que moço-velho.



 
Durval Carvalhal
Enviado por Durval Carvalhal em 01/10/2020
Reeditado em 02/10/2020
Código do texto: T7077231
Classificação de conteúdo: seguro