Mulan

Hoje convidei minha prima, seu esposo e seu filhinho de oito anos para virem na minha casa para assistirmos um filme.

O esposo de minha prima trouxe um projetor de imagens em um tripé. Aproveitamos a parede clara da sala, apagamos a luz e logo o ambiente se tornou uma sala de cinema caseira.

Minha mãe preparou os cachorros quentes e tomamos o lanche com coca-cola.

Juntos ali na sala assistimos ao filme: Mulan

Eu já havia visto a versão em desenho. Que diga-se de passagem é um filme muito bom. Mas não pude deixar de me surpreender com a nova versão.

Mulan é uma moça forte e corajosa que foge da vida habitual que teria na Vila para se alistar no exército e defender o Imperador.

Mulan representa a força da mulher que já nasce com a garra e a coragem dentro de si.

Há uma cena em que o pai de Mulan lhe dá um Conselho quando lhe diz:_ É preciso que exista medo para que exista coragem!

Duas forças que coabitam juntas o medo e a coragem. Hora uma sobressai mais que a outra. Só posso dizer que assim como Mulan que possamos abraçar a coragem e que ela seja mais forte que o medo que nos rodeia.

Vê o filme da Mulan hoje me fez recobrar as forças, a esperança. Fez com que eu me sentisse em uma sala de cinema de novo. Fez com que eu imaginasse que coisas boas ainda estão por vir.

Após o filme ficamos conversando sobre a vida em comunidade e suas limitações, controvérsias e conflitos.

Quando minhas visitas foram embora, após eu as ter acompanhando até o portão, fiquei observando o movimento da rua nesse sábado a noite.

A rua estava bem movimentada, a todo momento passava carros e motos e já era próximo da meia-noite. Fiquei me perguntando de onde aquelas pessoas estavam vindo ou para onde iriam essa hora da noite. O tempo estava fechado e com alguns relâmpagos ao longo e eu agradeci.

Agradeci a Deus pela vida, pela saúde, pela família e por meus visitantes que por breves minutos alegraram minha noite.

E volto a lembrar a música de Nando Reis "o mundo é bão Sebastião,o mundo é bão".