Futebol de várzea

Bem longe do glamour dos grandes estádios, dos orçamentos milionários, e sem nenhuma estrela de chuteiras; existe o futebol de várzea.

São times montados por amigos, parentes, colegas de trabalho... Invariavelmente, o uniforme é improvisado; camisas e calções costumam ser iguais, já as chuteiras... ás vezes nem são usadas.

O que se perde na aparência, ganha-se na alegria e na devoção pela camisa. Jogam de graça, nos finais de semana e feriados. Os juízes, um pouco mais entendidos de futebol, tentam dar um ar de seriedade a partida. Cada jogo é uma grande festa, tem torcida, fogos, pipoca e claro uma viatura policial, pra conter ânimos mais exaltados.

Num Domingo muito quente de Outubro, acontecia um torneio de um dia, em um campinho de terra batida. Era a "sede" do Operário que recebia mais três equipes, para disputar o troféu "Francisco Teixeira". Era uma singela homenagem ao jogador falecido. O Operário venceu o primeiro jogo entraria em campo mais tarde, contra o vencedor de Serra e Pratinha.

Terminado o jogo, venceu o Pratinha. Estava decidido quem jogaria a grande final.

Uma pausa de três horas para que os times descansassem. Aconteceu que durante o almoço servido aos jogadores, dois se estranharam, Nenem e Tonho. Logo a turma do deixa disso entrou em ação e a coisa esfriou.

Fim de descanso, a bola voltou a rolar. Idos 30 minutos do segundo tempo, a partida continuava no 0x0. A torcida impaciente, já vaiava todos os lances, dos dois times. De repente, Nenem faz falta em Tonho, e este furioso, parte para cima do agressor! O juíz chega apitando, e é empurrado pelos dois. Confusão armada! Os dois times partiram para a briga. A polícia entrou em campo, com seus quatro guardas, distribuindo bordoadas com seus bastões de madeira. No meio da confusão um policial perseguiu Nenem, que tinha lhe dado uma rasteira. O policial deu-lhe uma bordoada na canela mas... o bastão quebrou! -E o Nenem?

Continuou correndo do mesmo jeito...

E assim terminou o torneio "Francisco Teixeira" - o troféu, guardaram para o próximo...