CONSCIÊNCIA DA UNIDADE. A LINHA DA RAZÃO PURA.

"A consciência da Unidade, a única que importa"; é axioma garimpado nas profundezas da alma.

Só se comunica e se encontra no silêncio essa unidade representativa de tudo que somos e viremos a ser na amplitude do cosmos impulsionados pela eternidade. Assim procuro entender, absorver e vivenciar.

Era o credo da unidade ao qual se entregou Rámana Maharshi, falecido em 1950. Viveu em Tiruvanamalai. Sua magnífica experiência de misticismo invulgar se revestiu de caráter excepcional. Era um herdeiro de dons.

Herdar dons é como possuir a terra como um justo, reconhecendo nosso direito natural e de nossos irmãos. Minha exortação, desse passo, e desse ponto, por isso tímido em alcances como polo irradiador para o propósito, primeiramente dirige-se àqueles que teriam dons da inteligência favorecidos e o destino de guiar destinos.

Vale para os que leem a mensagem que pode chegar no estuário da vida, à foz que leva ao mar da unidade, aos governantes que detém o poder temporal.

Essa a devoção que espera a ordem natural que segue sua rota e o Pai, que é Senhor da grande mãe, a natureza, da qual somos seus principais frutos, seus filhos dotados de inteligência, o “logos”.

NÃO EXISTE OUTRO CAMINHO PARA A REALIZAÇÃO DA HUMANIDADE; O RESPEITO À DIGNIDADE HUMANA.

Esse respeito deve partir de dignitários que conduzem os destinos dos homens. Não é o que se vê. E creio que não se verá. Segue -se a tragédia humana.

A angústia da morte que RÁMANA MARARSCHI procurou viver pela imaginação, levou-o a uma iluminação tão grandiosa que ele parecia já não pertencer a este mundo. Penetrou no silêncio, porque "a consciência da Unidade, a única que importa", só se comunica no silêncio. Seu reconhecimento espiritual se dimensionou extremadamente. Era um símbolo da mansidão, da mansidão que transmite a paz para todos e doa a inteligência que fez de alguns , guias do destino de muitos.

Os grandes mestres só se comunicam para ensinar. Vivem no e do silêncio.

O homem que encontrou o seu eu é necessariamente manso, logo que afasta qualquer violência e repele reações intempestivas, tanto físicas como mentais, e nada retira do direito natural das pessoas. Vive na paz da consciência, mansamente, como um justo.

O justo veste-se de mansidão e irradia serenidade e força em decorrência desse estado espiritual invólucro da sabedoria, enriquecendo o entendimento e possibilitando a compreensão, aproximando os desiguais e revelando os iguais, trazendo finalmente a paz na harmonia ensinada. Por isso repele a ausência de liberdade que sufoca e paralisa.

Os mansos ouvem, respeitam a opinião contrária, assimilam a mesma com sabedoria e máximo respeito, situando os pontos de conflitos, clareando-os e tornando-os harmônicos.

A mansidão anda de braços com a civilidade, com o silêncio, com a meditação, com a voz do interior, desarmada, enfim com a presença do desconhecido sempre questionado interiormente na certeza de Deus, força além da compreensão que não se pode provar pela forma, mas que nos chega pelos sentidos e pela razão, enfim pela fé.

TUDO DECORRE DA UNIDADE DO QUE É SAGRADO E DIGNO, A VIDA.

Celso Panza
Enviado por Celso Panza em 26/08/2020
Reeditado em 27/08/2020
Código do texto: T7047139
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.