MAIS UMA ONDA DE FRIO

20 de agosto/2020
Bem fora de época - até porque agosto costumeiramente é um mês morno em seus ares - eis que uma violenta massa de ar polar decide passar uns dias aqui pelo Sul do Brasil.
E chegou com tudo ! No dia de hoje nos submetemos a um frio intenso.Um dia cinzento, os termômetros oscilando entre 6 a 8 graus e o vento cortante provocando uma sensação térmica de 3 graus,segundo os entendidos no assunto.
Neve e chuva gelada em cidades bem proximas a Irati, o que faz aumentar o frio , o vento e a famigerada sensação de estar no freezer.
Tudo o que sei é que as garrafas térmicas com café muito quente nunca foram tão amadas.
Na Net rolou toda sorte de "gracinhas" sobre o assunto.
Dias assim, em situações normais provocariam a reunião de amigos, as rodas de prosa, impossibilitadas agora pela pandemia que exige o distanciamento social.
A rapaziada , ainda que poucos, que fazem da rua sua moradia, foram abrigados num ginásio de esportes e como de costume o pessoal das igrejas católica e evangélicas lhes servem alimentação.
Isso reconforta, sabendo estarem agasalhados e acolhidos contra o rigor do tempo.
Agora à noite, o céu se abriu, a lua nova cedilhou o espaço borrifado de estrelas,o que prenuncia uma geada muito grande ao amanhecer.
Sem assunto, decidi fazer este pequeno relato para marcar esta data em que o frio nos desceu o sarrafo sem dó nem piedade.
Até a canja de galinha com salsa picadinha, embora bem quente, desceu sem muita emoção.
Coisas do Sul.
E como diz o amigo Darta: Inté !