O QUE SIGNIFICA TRABALHO? SUA IMPORTÂNCIA.

Que todos possam ter trabalho para serem dignos e, principalmente, que a remuneração da atividade, qualquer seja, possa suprir necessidades indispensáveis, de forma que preencham essa dignidade, fundamento pessoal constitucional junto com a cidadania na república brasileira; artigo 1º , inciso III da Lei Maior.

É bom refletir sobre as passagens bíblicas e históricas. Não foi em vão que o Senhor Deus bíblico lançou a grave pena de sobreviver com o suor do rosto. Foi uma severidade punitiva para muitíssimos até nossos dias e em posição contrafeita a aparente delícia do paraíso para outros que não trabalham e tripudiam o trabalho, e usurpam, e enriquecem pelo trabalho do próximo. Há uma distinção sem causa explicável. Mas compreensível no desdobramento de cada história individual. A palavra implica em contradições já que se trabalha com alegria, com satisfação em determinadas atividades ou contrariado pela obrigação que fatiga e se repele por não ser a escolhida, mas a necessária.

O homem para ser minimamente feliz precisa amar e trabalhar.

Há uma justificativa de raiz etimológica para os contrariados em sua atividade, no seu trabalho. O que significa trabalho? Etimologicamente a palavra trabalho significa uma “tortura”, “tripalium”. Para muitos religiosos uma condenação divina. Para economistas o valor maior que remunera a sobrevivência e é sonegado a muitos em várias sociedades.

“Tripalium” era um tripé onde eram colocados animais ou homens para serem torturados.

Pela visão que engloba enorme massa de seres humanos sob enfoque místico-religioso, o homem surgiu para viver em paraíso de delícias, o Éden. É a mensagem da criação revelada pelo primeiro dos cinco livros do Pentateuco, o Gênesis, onde no princípio Deus na terra informe e vazia, coberta de trevas, fez existir primeiramente a luz. Seguiu até o sétimo dia na geração de todos conhecida como descrito na Bíblia, antigo testamento, até tomar o Senhor Deus o homem e colocá-lo no paraíso de delícias. E ordenou que cultivasse e guardasse o paraíso, determinando que se afastasse o homem da árvore da ciência do bem e do mal.

E o homem inaugura o caminho que embaraça a humanidade até hoje; ficou com o mal no abraço da árvore da ciência que, felizmente, ainda pode ser salva no avanço para a perfeição perdida. Pela opção feita decretou o Senhor Deus : “Comerás o pão com o suor do teu rosto até que voltes à terra de que fostes tomado”.

E para comer trabalhar se impõe, pena bíblica! E todos querem e necessitam dessa “tortura”, para sobreviverem.

Vê-se que em algumas conceituações reais o vocábulo induz sofrimento, como por exemplo “trabalhos de parto; e essa é a destinação de Deus no Gênesis para a mulher, “Multiplicarei os teus trabalhos e especialmente os de teus partos”.

Albert Jacquard, filósofo, especialista em genética, um dos grandes comunicadores contemporâneos demonstra que o trabalho é um dever incondicional do ser humano antes de ser uma fatalidade ou maldição divina. Do largo passo bíblico dado pelo homem até seu posicionamento em grupo, não destoa da certeza a advertência do filósofo. O que somos sem utilidade de vida, sem trabalho? O quê devemos ao trabalho senão a dignidade da vida e à justa inserção social? O que seriamos sem ele?

Celso Panza
Enviado por Celso Panza em 18/08/2020
Reeditado em 18/08/2020
Código do texto: T7038697
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.