Vendo o sol nascer quadrado

Os locais preferidos pelos cariocas para o lazer poderão ser divididos como fatias de bolo, e a máxima “cada um no seu quadrado” nunca foi tão iminente. O lugar ao sol, tão almejado por todos, tornou-se distante de ser desfrutado em sua totalidade desde o início da pandemia do novo coronavírus. O mar, que já estava liberado, é de todos. A areia, será dos privilegiados.

Há alguns dias a prefeitura do Rio, após o banho de mar e os esportes aquáticos terem sido liberados há semanas, pretende delimitar o espaço na areia para evitar a proximidade e a aglomeração entre as pessoas. O espaço seria solicitado via aplicativo pelo aparelho celular e demarcado por fitas, como nas quadras de esportes, colocadas no início do dia e retiradas ao pôr do sol.

Indisciplinados, os cariocas já ocupavam as areias nos dias de sol há semanas, apesar das restrições, e essas novas medidas deveriam servir para evitar a aglomeração enquanto não há vacina para chamar de nossa. Contudo, o desejo pelo momento de sol e pela água salgada molhando os pés, tão importantes para o relaxamento e para a saúde emocional dos de casa e dos de fora, tem sido mais forte, e o purgatório da beleza não deixa de ser caótico, mesmo durante um período tão preocupante e de tanta insegurança.

Desde sempre, a ida à praia em qualquer momento em que o passeio é possível, faz parte da rotina de pessoas que lotam muitas vezes o transporte público, com o peso da semana nos ombros, assim como o peso de todo o necessário para um dia de lazer, entre cadeiras e isopor, momento em que o estresse oriundo dos locais de trabalho é vantajosamente trocado pelo acotovelamento e a disputa pelo mesmo sorriso entre o amarelo e o azul.

A areia provavelmente será demarcada e, com alguma antecedência e boa internet, o espaço ao sol será garantido. Porém, não haverá distanciamento nas linhas de ônibus e nem nos ramais de Japeri e Santa Cruz. O sol, continuará sendo conquistado à força. A mesma força que desloca diariamente a população para o trabalho, filas das agências bancárias, supermercados e clínicas médias. Somente Drummond e Clarice permanecerão de fato distantes. Alguém já disse que a vida precisa continuar. De que forma? A segunda-feira chega antes que seja possível responder.