A FÉ DE SANTO AGOSTINHO.

Santo Agostinho sem se desgarrar de sua imensa visão do coletivo e da necessidade do homem por Deus, procura seu Deus particular de forma fecunda. Sacode sua problemática interior na busca do fortalecimento da fé, na solução de seus desencontros através da filosofia abrangendo o âmago de suas inquietudes morais. Mergulha na teologia em suas indagações, coloca pelo avesso suas questões.

Foram próprias, pessoais e exclusivas nesse anfiteatro suas andanças buscadoras, para depois voltarem-se para o geral, o mundo e suas vicissitudes, para as pessoas.

Conhecer a alma em latitude e longitude espirituais, nesse envolvimento singular difícil de separar enquanto habita o corpo, uma unicidade que se dá em matéria para após desprender-se como espirito em sua partida, indo habitar um destino que foi fonte e origem.

Para isso Santo Agostinho tem Deus a conhecer de forma incomum.Só quem fez a caminhada de todos os bons e maus caminhos na vida corpórea pode conhecer esses meandros.Conhecer a alma, seu interior com plenitude, abrir a vasta porta dos mistérios da fé, se pacifica no conhecimento de Deus verdadeiramente.

A fé é o vestibular das investigações no diálogo com Deus e seu Filho Jesus, e ela aporta ou não no privilégio de trazer luz na ascensão ao sol, subindo a montanha para o encontro definitivo.Fé, um antecedente necessário da filosofia de Santo Agostinho,percepção de ter sido tocado de alguma forma por Deus. Além de mudar a forma de pensar muda também a forma de viver. A filosofia é um meio para melhor pensar, para melhor compreender a fé. A fé não prescinde da inteligência, se vale dela, se coloca no lugar da inteligência. Pensar com solidez incentiva a inteligência, o pensamento aparelhado é condição para que exista a fé. O conhecimento da mesma forma não elimina a fé, se agiganta através da inteligência. A fé procura e a inteligência localiza e descobre. Para conhecer Deus devemos conhecer a nossa alma. É em nossa interioridade que devemos tentar encontrar Deus. Se não buscarmos a nós mesmos, ao mais profundo de nós mesmos, não encontraremos Deus e não vamos conhecê-lo. O Deus do “Genesis” é o criador de tudo que existe no tempo, Ele é também o tempo.Sem Deus não existiria o tempo da criação, não há tempo no eterno. Não existe passado ou futuro, mas imutabilidade.

E Santo Agostinho passa a limpo posturas.

Se não existir caridade não existe justiça; O mundo é um livro e quem não viaja lê somente uma página; Com caridade o pobre é rico, sem caridade o rico é pobre; Errar é humano, continuar no erro é diabólico; A ignorância é a mãe da admiração; A medida do amor é amar sem medida; No interior de todo homem existe Deus.

Celso Panza
Enviado por Celso Panza em 12/08/2020
Reeditado em 12/08/2020
Código do texto: T7033295
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.