SABORES DA EXPERIÊNCIA. RENASCIMENTO.

O maior legado do homem concentra-se na absoluta compreensão da personalidade do ser humano em geral. A compreensão envolve complexidades. Difícil distingui-las.

O mundo vagueia na convicção dos presumidos, em crenças de mera passagem, como todas. Pretensiosos dominam as verdades, fiam-se em colocações sem fundamento e razoabilidade; lógica. E o fazem em massa desfigurada. Contrariam evidências aceitas e tranquilas de avisadas estruturas históricas. Nada criam, só presumem, pretendem. Faz parte do vezo desses personagens vazios de fundo e forma o desgaste sem nenhum proveito. Estão todos aí sob nossos olhos para análise. Enriquecem nossa experiência.Sofrem muito. Passam uma vida fustigada pelo não ter feito. São os personagens da farsa de livros de autoajuda. Ninguém se ajuda por terceiros se não ajuda a si mesmo, diz o prefixo; auto. A utilidade, em contrapartida, vive ensinando e ensina vivendo.

Na presunção não há reflexão, meros copistas sem elastério cerebral, nem percebem o substrato do que copiam,nada mais.

Diz Rui:

"Mas, senhores, os que madrugam no ler, convém madrugarem também no pensar. Vulgar é o ler, raro o refletir. O saber não está na ciência alheia, que se absorve, mas, principalmente nas ideias próprias, que se geram dos conhecimentos absorvidos, mediante a transmutação, por que passam, no espírito que os assimila. Um sabedor não é armário de sabedoria armazenada, mas transformador reflexivo de aquisições digeridas." Rui Barbosa. Oração Aos Moços.

O homem útil desconhece o peso da existência. Flana no viver, abraça a realização sem dela se ufanar. A utilidade é a graça que promove e alegra sua jornada; a cátedra. Interfere na sociedade em suas ações e atividades. Está sempre na mutação social inserido.

Os presunçosos tem a inveja como encantadora de seu despreparo. Centram a atenção no que invejam. Os Brunos Giordanos ratificam. Foram muitos os martirizados pela inveja. Jesus, renascido, O maior de todos os mártires. Mas sofrem muito os invejosos, neles escorre o sangue do corpo do Messias sob o látego. Desde o Gólgota.

Quem chega ao acervo da curiosidade enriquecida, carrega consigo a leveza de não ter barreiras para mais compreender. Não vê só uma árvore, enxerga toda a floresta no seu pulsar. Com clareza. E visibiliza a inveja que motivou Caifás. Mas Cristo venceu a morte. Seu túmulo ficou vazio no tempo.

O espírito deve ser um filtro generoso de calma, equidade e bondade. O equalizador é a compreensão nos votados às liberdades no culto a esses direitos naturais maiores, afastado de restrições, todas, com a possibilidade de alcançar uma visão que favorece e compreende.

Impossível salvar e melhorar amordaçando e algemando.

Não há amor em quem aprisiona ou enaltece a prisão do pensamento e do ir e vir de todos, como avulta dessas conhecidas convenções combatidas. Quando há restrição a direitos naturais a sabedoria mínima não aceita. Seguem-se as sequelas em caudal interminável. Elas virão, serão vistas, a história já trouxe o desfile de vencidos.

O egoísmo da restrição martirizou Jesus pela inveja. E assim se mostram às claras os invejosos. Procissão das nulidades, caudal das aberrações em testilha com a lógica. Ausência dos desaparecidos mortos/vivos.

Em dez linhas coube a verdade divina. Em nenhuma vasta coleção doutrinária cabem as vaidades nascidas do egoísmo, pai da inveja, irmão do desamor e da presunção. O homem conturbado em desventura, afoga no vício suas mágoas. E o leva pela vida afora enlameado na inveja.

Jesus, que vive em todo o Cosmos e entre nós, ensinou a liberdade de escolha, nunca a ausência das liberdades humanas para os que idolatram grades.Onde se viveu a dignidade de ser livre passam hoje grilhões de escoltas e aprisionados. E não se percebe.

Celso Panza
Enviado por Celso Panza em 11/08/2020
Reeditado em 11/08/2020
Código do texto: T7032049
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