Cafarnaum em foco

Nesse cenário de isolamento social, a web me possibilitou viajar na terra Santa de Cafarnaum. 
Uma cidade bíblica situada ao norte do mar da Galileia , que abrigou Jesus nos seus últimos 03 anos de vida, antes da sua crucificação. A cidade estava em ruínas , sepultada pela própria terra até ser descoberta nos séculos XIX e XX . Após as escavações de arqueólogos desde 1905 até 2003, confirmaram que os habitantes eram simples,levavam uma vida de trabalho duro, sem luxos, cultivava-se o trigo e produzia-se azeite; recolhiam-se vários tipos de frutas; e sobretudo, pescava-se no lago. As casas, construídas com pedra de basalto, num ambiente simples, assim era Cafarnaum, local santo, onde ocorreram muitos episódios milagrosos relatados pelos evangelistas : Pedro , André, Tiago e João. Nas margens do Mar da Galileia ( foto 1) , Jesus os convidou para serem “pescadores de homens”... visualizei Jesus dizendo : Pedro, vá para onde é fundo, e abaixem as suas redes para uma pesca.” Pedro diz em resposta: “Instrutor, trabalhamos arduamente a noite toda e não apanhamos nada, mas, como o senhor pediu, abaixarei as redes.” — Lucas 5:4, 5. E os peixes surgiram em abundância.Depois de fixar residência em Cafarnaum, na casa de Pedro, (foto 2) , Jesus percorreu cidades e povoados , ensinando em suas sinagogas, (foto 3) proclamando a boa nova do reino e curando todo tipo de doença. Caminhando para as montanhas , ( foto 4) imaginei Jesus falando para 5000 pessoas e dizendo : “Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus'". Exatamente no local onde Jesus proferiu o Sermão da montanha, foco na Igreja das Beatitudes, ( fotos 4,5,6 ) nela, observo seus vitrais com imagens das 7 virtudes: justiça , prudência, fé , fortaleza, esperança e temperança ( foto 7). Nas fotos 8 e 9, foco a imensidão da esperança abrigada em cada um de nós. No isolamento, do lado de cá , ouça a voz do Salvador nessa reflexão : “ Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade situada sobre um monte”.

Fotos: @ValPeçanha , via google maps.  
 
ValPeçanha
Enviado por ValPeçanha em 05/08/2020
Reeditado em 07/08/2020
Código do texto: T7026952
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.