AUGUSTO DOS ANJOS.VIDA E MORTE.

Augusto dos Anjos, notável poeta lúgubre de altíssima criatividade, quis para sua última morada o que os desvãos da vida não permitiram.

A vida é assim, sopra outros destinos que não os almejados.Traçar caminhos que vamos caminhar é desiderato incerto e não sabido. Muito mais com projeção em depositar nosso final em lugar definido enquanto vivos estamos.

Engraçado, uns costuram afiadas linhas para esse desfecho,já vi isso em testamentos, outros pouco se importam como será essa partida e qual o sacrário dos ossos no termo final.

Já caminhei ao lado de coveiro que levava restos mortais de ente querido, do local onde foi sepultado para sítio próximo, de pé, andando. Uns poucos duzentos metros.

Levava o funcionário do cemitério, nas costas,após exumação, em invólucro absolutamente simples, o mais simples possível, o que fora muito e agora nada era a não ser memória. A matéria se deslocava pungente para meu sentimento, ia ali, na minha frente, a poucos passos,aquela vida representativa largamente, profundamente, só restava matéria, uma parte do que foi vida, agora restos mortais. Tantos falam disso como se fosse uma alteração profunda do que é natural para a caminhada em corpo esquecendo do algo mais que movimenta o mundo.

É VERDADE, SEMPRE PERTENCEMOS À ETERNIDADE….SEMPRE; JÁ E SEMPRE.

Um foi desfila sem dor,sem cor, sem brilho, já sem alma presente, pensamento, flanando outros espaços sem pensar, sem dizer, é como um nada que será sempre tudo, ficará como ficou e é. Não era, é….

Estranha essa evidência, e contra ela só a compreensão alcança, mas surda e muda, ferida, maltratada, doída, maltrapilha de gestos, ausente de movimentos, um grito ao cosmos, sem ruído, uma lágrima seca, sufocada…era a a pessoa querida que não mais estava presente, estavam, ossos….E uma eternidade em turbilhão….

Augusto dos Anjos almejou para seu derradeiro encontro com a natureza, que ficasse embaixo de uma tamarindeira querida, na casa onde viveu, seria sua festa terminal em matéria. O destino lançou-o longe e distante de sua querida tamarindeira, em Leopoldina morreu. Lá foi enterrado.

Produtores culturais souberam da história que ora passo e colheram sementes da tamarindeira e lançaram-nas junto ao jazigo do poeta. Floresceu no sonho do poeta sua vontade.

Com raízes lançadas aos céus as sementes atenderam a súplica do poeta, enorme e frondosa tamarindeira está a colocar sombras sobre a sua habitação escolhida; o pé da tamarindeira. E por uma obra do acaso, ela é vida de seus filhos-sementes, a mostrar ao formidável homem de letras, que não se morre para sempre, e que a natureza é abrigo eterno, é vida profusa e permanente, metamorfoseada, e é memória infinita, não passa…..já pertencemos à eternidade.

DEBAIXO DO TAMARINDO.

NO TEMPO DE MEU PAI, SOB ESTES GALHOS,

COMO UMA VELA FÚNEBRE DE CERA,

CHOREI BILHÕES DE VEZES COM A CANSEIRA

DE INEXORABILÍSSIMOS TRABALHOS.

HOJE, ESTA ÁRVORE, DE AMPLOS AGASALHOS,

GUARDA COMO UMA CAIXA DERRADEIRA,

O PASSADO DA FLORA BRASILEIRA

E A PALEONTOLOGIA DOS CARVALHOS!

QUANDO PARAREM TODOS OS RELÓGIOS

DE MINHA VIDA, E A VOZ DOS NECROLÓGIOS

GRITAR NOS NOTICIÁRIOS QUE MORRI,

VOLTANDO À PÁTRIA DA HOMOGENEIDADE, ABRAÇADA COM A PRÓPRIA ETERNIDADE

A MINHA SOMBRA HÁ DE FICAR AQUI!

Augusto dos Anjos.

Celso Panza
Enviado por Celso Panza em 29/07/2020
Reeditado em 29/07/2020
Código do texto: T7020716
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.