ENTENDER. COMPREENDER.

Dois estágios da percepção e avaliação dos humanos. Entender é curricular, compreender, dificílimo.

Entendo que os homens façam as leis e pretensamente se organizem em sociedade. Não compreendo por qual razão os que fazem as leis não as cumprem.

Entendo que a vida surge com o cruzamento de dois gametas, um óvulo e um espermatozoide, não compreendo, eu e toda a humanidade até hoje questionadora, como desse fenômeno surge a vida.

Entendo que manifesto meu pensamento, que exponho minhas ideias frutos do pensamento, mas não compreendo como ele se forma.

Entendo que a semente na terra lançada, fato que vejo, brota em um caule que se lança ao alto, em difusas direções, que foi raiz, e forma várias formas que alimentam, um processo físico, mas não compreendo a razão desse processo, como surge essa vida que nos supre.

Entendo que a vida humana é pródiga em movimento, em gestos e atitudes, mas não compreendo, ainda que várias intervenções do entorno ocorram, a razão de algumas serem maldade, quando a origem na inocência da infância é pura bondade.

Entendo que uma vida toda se passa a buscar razões nas desrazões do futuro, incerto e subjetivo, mas não compreendo como muitos desconheçam a causa eficiente, o consequente que dá seguimento ao antecedente.

Entendo que a névoa é fumaça, que o abstrato é incerteza, que a saudade é fuga labiríntica, que as emoções o tempo apaga, mas não compreendo que a vida se acabe em presença imemorial.

Entendo que nada mais somos do que pó metamorfoseado que respira oxigênio por breve tempo, mas não compreendo que essa forma que foi amor se extinga na transformação serena e bela da natureza.

Entendo que os Deuses aplacam temores, que as religiões preservem a vida na promessa de que é eterna, mas não compreendo porque nada disso compreendemos, ainda que haja fé.

Celso Panza
Enviado por Celso Panza em 24/07/2020
Código do texto: T7015824
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.