NÃO FUI EU

Ao ser inda/gado, apesar do que disse Lorenzoni na orgia ministerial, sobre como pode a imagem do governo brasileiro (não do Brasil, diga-se) no exterior passou a ser extremamente negativa (um absurdo!), Bolsonaro resolveu se pronunciar diante seu cercadinho do Alvorada. Para ele o problema é que a imprensa internacional é de esquerda.

Mais. Todo dia a imprensa nacional relata mais disparates, irregularidades e crimes envolvendo o governo, o próprio Bolsonaro, sua prole problemática, capangas e aliados (leia-se, cúmplices). Ai vem então uma saraivada de ofensas à imprensa "esquerdista": bosta da Folha, Globolixo, etc. Indagado sobre o que disse na reunião ministerial, Weintraub tem alegado que suas palavras "foram deturpada" (sic).

Essas atitudes revelam certos padrões comportamentais e compreensivos do bolsonarismo, que precisa de falsidades e mentiras para se manter vivo. A principal a meu ver é que quando um fato de materialudade inquestionável é propalado, a defesa do bolsonarismo se dá não na contestação do fato, sim na desautorização das fontes. É um tipo de tomismo escolástico, base do pensamento olavista. Falam mal do governo lá fora... a culpa é da imprensa esquerdopata. Pronto, que se danem os fatos diante a verdade dos argumentos.

Assim de uma palavra para outra o "Brasil" de imediato já melhorou sua imagem no exterior. E cria-se a paz na rede de mentiras bolsonarista. E isso vale pra tudo que diz respeito aos absurdos desse governo. Apaziguam o mundo desautorizando as falas e fatos contrários e contraditórios ao paraíso de consciência bolsonarista. Isso explica o protocolar "não é bem assim", ou na bsse do "não fui eu".

Esse governo reiteradamente mistura a fase oral com a anal!

Aí entra a fala de Weintraub: as falas preciosas de sua boca são sempre deturpadas. Não interessa o fato televisionado do que disse, interessa o que ele quis dizer. Como resignificar semanticamente que é necessário prender os vagabundos do STF? Não interessa. Interessa o fato da suposta deturpação. Que sua opinião foi ditatorialmente agredidida. Quanto tentam justificar os fatos propagados, como fez Bolsonaro com as letras PF, a justificativa cai no nonsense. Ao tentar aceitar os fatos, Bolsonaro quase deixou de ser Bolsonarista. Bastaria ter dito: vocês sempre deturpam o que falo "no tocante da cuestão disso daí". E estaria tudo resolvido, sem necessidade de bizantinismo retórico.

Então a verdade do fato virou um batalha entre a versão verdadeira e versão falsa do mesmo. E a versão verdadeira sempre é a de Bolsonaro. Por mais improvável que essa seja. Assim o mundo vira uma cospirata contra o bolsonarismo sempre que se dizer qualquer "palavra" contra o governo. Parece que o resto do mundo existe para isso: tudo é conspiração contra o Mito. E mito não se contesta racionalmente, simplesmente nele se tem fé: "Eu sou a verdade, e eu te libertarei" Na medida em que o troço destrambelha, tem-se uma conspiracão global contra a verdade que liberta. Assim qualquer oposição se torna heresia cabalista de sábios do Sião e merece ser queimada na fogueira. E a fogueira já está acesa.