CADEIRAS QUE CONTAM HISTÓRIAS .

Quantas cadeiras são arquivos históricos. Se pudessem falar, trariam fortes dramas e traumas . Quantos dramas assisti em cadeira pomposa e muito rebuscada, de linha rococó, que trouxe o escrivão para a sala de audiências. Cadeira destinada ao juiz instalada no tablado na parte mais alta da sala. Os magistrados ficam na parte alta para serem bem visiveis porque julgam os maiores valores dos homens. E por isso são sempre julgados. E deve ser assim.

Estava feliz entronizando a peça artística o escrivão , tive uma reação agradecida, por educação, mas não gostei da ideia. Gostava da comum e simples onde por anos sentenciei oralmente 90% das decisões, coisa difícil hoje.

Era cadeira do extinto Tribunal de Alçada para onde decline ir e me aposentei muito novo, e fui rodar mundo e satisfazer minha curiosidade intelectual , sonho acalentado fortemente, conhecer na realidade o que conhecia de ler muitos anos e ver imagens, pouco feito pessoalmente na juventude. E continuar cultivando o direito como teórico e consultor, com imensas vantagens de tempo e retorno econômico. Gigantescamente maiores.

Mas a cadeira trazia histórias, como tantas outras cadeiras, agreguei pouco. Diante dela transitaram dores, lutos, mágoas , vingancas, crimes de sangue, torturas, contrastes entre a inveja e o mérito com desfechos difusos, abandonos daqueles a quem nos obriga a lei e a natureza, uma procissão que só aqueles que assistem com a realidade posta para avaliar e ser julgada , sabem o que seja e a dimensão da natureza humana. Uma calamidade.

Chega um certo pessimismo por alargar o entendimento e selar definitivamente a compreensão dos que transitam pelo mundo conhecidos como pessoas. É duro constatar e sobreviver emocionalmente nesse mar revolto de maldades, invejas, egoísmos , insuficiências frustradas e danosas para o mundo, ao mau caratismo imperante. Essas cadeiras são repositórios e arquivos do péssimo caráter que frequenta o mundo.

Tudo por elas assistido, com causa tais fatos na base pela falta de formação educacional, principalmente , que leva à amoralidade presidida pela inveja, egoísmo e inutilidade.

Celso Panza
Enviado por Celso Panza em 16/07/2020
Reeditado em 16/07/2020
Código do texto: T7007689
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.