Quanto Vale Um Abraço

QUANTO VALE UM ABRAÇO?

Que vontade louca de dar um abraço, de ser abraçado e não posso. Como um abraço faz tanta falta, parece que deixei de seu humano, parece que fiquei sozinho num tremendo desengano. Onde estão as pessoas que eu tanto amo, estou precisando muito de um abraço. Quero me sentir como gente outra vez. Como pode, a gente não saber o quanto se torna tão caro um simples abraço. Imagina, quando faltam as palavras de um ombro amigo; quando falta aquele sorriso aberto, mesmo quando respingado de saliva, quando nem me importava. Como um abraço ficou tão caro, ao ponto de parecer que, se você me abraçar, a morte virá junto a mim e nós dois morrermos por um simples abraço. Ó meu Deus, tira de nós esse medo, por favor mate esse vírus que nos ameaça, e já nos está privando de um abraço, sequer um abraço!

Nós humanos, tão desapercebidos quanto aos valores da vida que o Criador nos deu. De tanta pressa, esquecemos dos passarinhos, das borboletas, das abelhas, da cercania das flores. Nos esquecemos dos nossos amores, da família reunida para as refeições – quão cruel que temos sido com as coisas mais ricas dadas a todos nós nesse mundo. Agora que estamos reclusos, estamos tendo tempo para pensar por um pouco, e quem sabe se aprenderemos a lição, deixaremos de ser egoístas, deixaremos de ser tão apressados com as nossas justificativas pessoais infindas – Não é verdade? Ou será apenas pensamentos vãos de alguns de nós? Estou certo de que esse tem sido o pensamento de todos nós, quando somos castigados por um simples vírus. É bem verdade que, temos visto muitos gestos mostrados pelas Tvs – uma amostra do que nos será possível copiar após essa crise cruel.

Pude ver um gari, enquanto colhia o lixo de uma casa em que uma senhora, gentilmente lhe oferece uma cesta básica, e mesmo ficando um pouco distante, ele a recebe emocionado e agradecido com aquela ajuda; vi também, de um garoto cantando enquanto recolhia algum alimentos deixados por uma senhora à beira da calçada. Ela havia se emocionado com a maneira com que aquele menino se comportava, cantando o tempo todo, e logo estabeleceram um diálogo à distância, e o menino parecia retribuir com palavras de gratidão, reconhecendo o grande amor de Deus, afirmando que jamais Ele deixaria desamparado os seus. Enfim, alguma coisa boa tem sido mostrada nesses dias pela TV.

Imagina para quem ficou preso nos aeroportos, distante de sua gente e de sua terra, e ao chegar no aeroporto de sua cidade, sendo recebido de longe, mesmo trazendo as lágrimas, sem poder dar um abraço apertado. Quem podia imaginar que um dia passaríamos por tamanha limitação, sem ter o direito de pelo menos dar um abraço naquela pessoa tão esperada, tão desejada. Quanto aprendizado, nessas pequenas manifestações. Penso que, ficarão em nossas memórias para sempre. Muitos não vão mais suportar as amizades virtuais, enfim a vida virtual num todo. Certamente que, os avós irão procurar mais pelos netos – agarrá-los para não mais soltar, brincar chacoalhar; os pais nesta quarentena, podendo voltar a rolar pelo chão com seus filhos, dando-lhes amor e compreensão do quanto é bom ser família; imagina a dona de casa, abrindo mão de manter organizadas as coisas dentro de casa, passando a amar aquela bagunça que as crianças amam fazer.

Por enquanto, nos abraçamos em nosso ninho, talvez um idoso e sua idosa, mas desejando abraçar os filhos, netos e demais entes queridos. Mais que isso, desejando todos nós, poder de novo abraçar, beijar as pessoas que amamos. Penso que, o dia em que formos libertos dessa clausura, sairemos todos correndo como estouro de uma boiada, se quer sem perceber a quem abraçar, quem sabe se ao primeiro humano que encontrar. Dar um abraço apertado, bem demorado, e poder dizer: eu não sabia que um abraço seria tão caro; eu não sabia que meu dinheiro não seria capaz de comprar se quer um abraço. Quero aproveitar, logo ao sair dessa prisão, tomar desse bem da vida para não mais esquecer, dar muitos abraços, receber muitos abraços, amar a liberdade e a vida. Por favor, me espere, não me mande abraços virtuais, quero abraço com cheiro de gente, sentir o seu corpo, renovar minha mente e coração, saltar de alegria por ter escapado dessa terrível solidão. Agradecido por ter aprendido o quanto é caro um simples abraço!