Marina, Morena

Milho cozido, pipoca doce, cheiro de chuva, todas essas coisas me fazem lembrar de quando eu era criança, das viagens, das pessoas, das festas, dos lugares, as vezes dá até tristeza, sabe, mas é tão bom puxar tudo isso na memória.

Foi meu pai que apresentou pra gente esses Funks/Soul/Hip-Hop Antigos, através de uma coletânea comprada em uma galeria lá perto da Sé. Ele sempre conta histórias dos bailes que frequentava quando era mais jovem, lugares onde só negros entravam. Ouvimos muito essa coletânea nessa primeira viagem sem meus pais juntos.

O relacionamento entre meus pais não andava legal já fazia algum tempo, sabe, mesmo com meu pai insistindo, não dava mais para manter o casamento só nas aparências. Por um lado, minha mãe não ter ido nessa viagem foi até bom, leve, sem aquelas brigas deles. Mas, por outro lado, eu imaginei agora como meu pai devia estar triste com tudo aquilo, mesmo tendo disfarçado bem. Ele foi criado para não mostrar seus sentimentos, “homem não chora”, sabe.

Acho que eu tinha uns 12 anos, minha irmã, 14. Foi gostoso dormir no banco de trás com aquela trilha sonora. Meu pai nessa época já morava no interior, porque a firma que ele trabalhava mudou de cidade. Acho que o CD foi roubado tempos depois, junto com um carro seu. Havia música até do Will Smith nele. Mas a música “Lagartixa” do Chubb Rock era uma das mais legais. Tinha um carro na capa do CD, ele era meio rosa, só lembro disso.

Chegando lá no Paraná, é claro que fomos direto para Foz do Iguaçu, visitar as cataratas mais famosas. Aí também passamos no Paraguai, naquela cidade das compras, e depois na argentina, mas só na primeira cidade, só pra falar que fomos. Na volta ainda passamos pela cidade em que meu pai nasceu, visitamos um monte de tias e tios. Foi ótimo.

Nossa, agora depois de ter contado tudo isso, deu até vontade de dançar aqueles passos clássicos em que todos dançam juntos nas festas de família. Eu sou muito dançante, sabe, sempre estou na pista. Tem um vídeo do casamento do meu primo que ele me zoa até hoje...

Coautora: Rosa

Tiago Torress e Rosa
Enviado por Tiago Torress em 13/06/2020
Código do texto: T6976293
Classificação de conteúdo: seguro