Picumã, pixaim

Definição:

Cabelo pixaim, carapinha, cabelo semelhante à lã, muito crespo e denso, teia de aranha coberta de fuligem, próprio de gente de raça negra. Nada poética a definição!

Os poemas quando falam da mulher, contam da brancura da tez, dos cabelos que caem sobre os ombros e as espáduas, da voz angelical, das mãos aveludadas... Difícil encaixar a beleza negra nesses parâmetros!

Começando do princípio(redundância) – o povo negro não veio de férias! Trazido por traficante de escravos como peças que seriam compradas ou vendidas como uma saca de café! Não falo da vida anterior que foi deixada para nunca mais! Pais, filhos, companheiros... no caminho iniciou-se o suplício, a humilhação, a coisificação. Nessa terra imensa, desconhecida, inóspita,

língua diferente! Alguns sobreviveram porém nem todos! Essa triste história é o cerne de toda dificuldade brasileira! Pagamos por ela até hoje pretos e brancos das classes pobres para que a classe alta (elite) se refestele! Sentados em incalculáveis poderes, senhores da vida e da morte dos pobres!

Os indígenas, desde o descobrimento, melhor dizendo a invasão, foram caçados como animais. Segundo os colonizadores, não tinham alma por não terem religião e não serem catequizados. Livres, viviam em harmonia com a natureza. Eram os habitantes da terra invadida. Então os portugueses se apropriaram do território e escravizaram, seviciaram, foram vendidos como escravos e muitos foram mortos! Os que sobreviveram ao genocídio e ainda hoje, longe do seu ambiente natural pertencem a classe pobre ou miserável!

Os brancos pobres eram os “pé no chão”, também são vítimas da desigualdade social. A elite predominantemente branca, prega a meritocracia para a ascensão social, porém com raras exceções! Esta é formada por oligarquias construídas anos a fio, através da exploração do trabalho dos pobres, impedindo que através de políticas públicas, tenham educação de qualidade. Vitimados por doenças por falta de investimento na saúde e pesquisa. Isso acontece por 500 anos! Ainda hoje, além de doenças que têm cura e tratamento, o genocídio da população é provocado pela omissão e inépcia do atual governo, expondo 210 milhões ao abandono!

Hoje 11 de junho de 2020 o país é o epicentro mundial da pandemia de Covid-19! São 38.000 mortes confirmadas, porém a subnotificação é grande! Algumas fontes afirmam que o número de mortes pode ser bem maior... Com o tempo esse dado será notado pela proximidade das mortes! O genocídio atinge majoritariamente os pobres e negros que não tem como se proteger.

O passado vergonhoso precisa ser revisitado, entendido para que as desigualdades e o quanto 500 anos de injustiças cobram pela omissão, pela desumanidade e vidas ceifadas! Hoje segue vitimando a todos nós e nossos filhos!

Darcy Ribeiro disse: “A Crise da Educação no Brasil não é uma Crise, é um Projeto”, o obvio! Quanto mais ignorante a população, mais fácil de dominar!