AVISO AOS NAVEGANTES
 
Texto escrito a convite de Marília Paixão, em comemoração ao aniversário do BVIW
 
Ok, Existem algumas coisas sobre mim que você não sabe. Se quiser ser meu vizinho, vai precisar entende-las para não pensar que eu sou louca (ou então para ter certeza):

A primeira delas: eu falo com os meus cachorros. E não é nada como “Vem cá, Totó” ou algo assim. Eu converso mesmo. Pode ser que você me ouça discutindo com meu cachorro a respeito de algum assunto mais ou menos importante – a política mundial, a receita do bolo, o filme que assisti. 

A segunda coisa, é que às vezes, meus cachorros me respondem. Se você escutar uma voz que não é a minha, e nem a do meu marido, saiba que é a voz de um dos meus cães. Eles têm seus jargões caninos que só eu entendo. Pode parecer estranho no começo, mas com o tempo, você vai se acostumar.

A terceira coisa, é que eu falo com as minhas plantas e tenho mania de andar pelo jardim tendo longas conversas botânicas. Talvez você me veja ajoelhada no gramado, as mãos em volta de algum arbusto, parecendo murmurar algo – é que a planta em questão anda deprimida, e estou tentando reanima-la. Ou talvez você me veja recostada a um tronco de árvore de olhos fechados, os lábios se movendo. Não nos perturbe: estamos trocando conhecimentos. 

A quarta coisa, é que eu gosto de cantar. Às vezes, eu desafino, mas não estou nem aí. Especialmente quando eu estou cozinhando – portas e janelas da casa escancaradas, como sempre estão, mesmo quando está frio – eu coloco uma das minhas playlists no aplicativo e canto junto. Incomoda você? Não se preocupe: jamais faço isso após as dez da noite. 

A quinta coisa – e esta cada vez mais rara , é: eu cuido da minha própria vida, e costumo ser muito direta. Se eu convidar você para um café, o objetivo será somente este: tomar café e bater papo. Não é para falar mal de  outro vizinho ou perguntar sobre coisas íntimas da sua vida, ou contar sobre coisas íntimas da minha vida. Porque a sexta coisa que você precisa saber sobre mim, se quiser ser meu vizinho e se dar bem comigo, e esta:

Detesto fofoca. 






OBS: ESTA NÃO É UMA OBRA DE FICÇÃO.
Ana Bailune
Enviado por Ana Bailune em 07/06/2020
Código do texto: T6970273
Classificação de conteúdo: seguro