MURALHA CONTRA A INVASÃO

Confio em Bolsonaro. Se quisesse poderia acionar o artigo 142. Motivos não faltam. Mas segura as pontas, qual ginete em cima do bagual, para evitar uma ação fora do Estado Normal de Direito. Falo Normal, posto que, pela Constituição, é-lhe assegurado essa evocação em derradeira instância, se assim e a seu julgo aprouver. A meu ver, está até tendo uma paciência de Jó. Agora, o que me pasma é ver pessoas pretensamente esclarecidas confundirem a retirada de ministros, comprovadamente improbos e partidários, com o fechamento de uma Instituição Democrática, um dos três pilares de sustentação da Democracia. Hoje só tem um pilar a sustentá-la, o Executivo. Justamente o que querem, indo na onda de mercadores, derrubar. Os outros dois pilares já estão carcomidos, mostrando ferragens à vista e a desagregação do que deveria ser o concreto. Vou até além, Bolsonaro está para a América do Sul assim como Trump está para o Mundo como dois guardiões da Democracia no Ocidente. São as únicas muralhas anti avanço do comunismo chinês, agora virótico, e liderando as negociações para ter o domínio total, ultimando o sonho milenar do Império do Tigre Asiático. Suas garras já estão na América, brincando com a caça antes de devorá-la. E tem gente achando bonitinho o bichano e fazendo-lhe agrados, vendendo-lhe terras, agronegócios, hidroelétricas, sistemas de comunicação, ferrovias, portos... E Bolsonaro, no Brasil, é o único que pode parar esta investida. Ou você quer ter um neto ou bisneto falando mandarim e comendo morcego. Exagerei?

Armand de Saint Igarapery - 31/05/2020 - Cidade de Igarapé

Crônicas no Face e no Recanto das Letras -