VOCÊ JÁ PENSOU A RESPEITO?

Prezo pelo dia de folga, é um de descanso que me privo de cumprir com algumas obrigações da minha rotina. Portanto, é o dia que eu tiro para ler e fazer coisas que me trazem prazer.Mas pensar que algumas dessas poucas coisas nos fazem feliz, é algo complexo. Dentro de mim me questiono muito sobre possibilidades: como eu viveria sem esses pequenos prazeres? Surge, por fim, como lição a construção de uma reflexão de humanismo, direitos humanos e geopolítica.

Hoje li nas redes sociais: “Se você tiver comida em sua geladeira, roupas para vestir, um teto sobre sua cabeça e um lugar para dormir, você é mais rico que 75% da população mundial. Se você tem dinheiro no banco, na sua carteira ou um “extra” para gastar, você está entre os 8% mais ricos do mundo. Se você acordou essa manhã mais saudável do que doente, você está melhor que milhões de pessoas que não sobreviverão até o final desta semana por alguma doença. Se você consegue ler esta mensagem, você é mais afortunado que 3 bilhões de pessoas no mundo que não sabem ler.” Depois que li esse texto, analisei que não são justas as reclamações que faço no meu dia.

Enquanto tomava café, li também o texto da revista Quatro Cinco Um: “ Pela estrada afora” de Paulo Werneck, um registro visual da vida das crianças refugiadas em todo o mundo. O texto relata sobre crianças em um campo de refugiados em Camarões, na África Central. Um trecho que me marcou muito foi quando uma criança indagou “ Onde vou morar? Uma tenda na Grécia ou uma cidade de barracas na Jordânia? Embaixo de uma escada no Líbano? No asfalto de uma cidade húngara? Debaixo de um tapete no Sudão do Sul? Dividindo a cama com desconhecidos?”

Não sabemos como essas crianças se chamam, não sabemos sobre o seu dia e muito menos sobre os seus pais. Os cenários são sempre hostis e catastrófico. O que prevalece é a desigualdade e a violência extrema. A realidade mundial é essa, como tratar sem rodeios de um tema sempre evitado, mas incontornável? É algo a se pensar, mas o primeiro passo é agradecer pelo o que se tem e ajudar o próximo.

H Hevilyn
Enviado por H Hevilyn em 18/05/2020
Código do texto: T6951144
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.