Simulacro

É certo que as redes sociais expõem a vida das pessoas de uma maneira que pode vir a ser descontrolada, isso levando em consideração quem é vítima dela através de uma publicação de outrem, e também aqueles que decidem expor por vontade própria, ainda que exponham apenas a parte da vida que desejam.

Diante deste tempo em que surgem blogueiras com suas vidas perfeitas, corpos perfeitos, vida amorosa perfeita, etc. O preço para aqueles psicologicamente fragilizados que os seguem, acreditam naquele simulacro da realidade - Jean Baudrillard - e decidem alcançar aquela perfeição para sua vida, é o certo insucesso e uma nova desfragmentação para um indivíduo já em ruínas.

Tal assunto me recorreu devido a uma notícia sobre uma blogueira que contraiu a covid-19 em uma festa de casamento de alguém de sua família, a qual passei a conhecer por esse triste motivo. Esa mulher, que possui mais de quatro milhões de seguidores no instagram e já está recuperada, no último final de semana decidiu fazer uma festa em sua residência e postou a irresponsabilidade.

Após a repercussão negativa ela pediu desculpas, mas me pareceu estar arrependida não da festa, mas de ter publicado sobre ela. Uma mulher, pra piorar mais essa situação, que tivera um filho e sete dias após faleceu por corona, provavelmente se contaminou através de seu marido que trabalhou no transporte de convidados para a festa da blogueira de cima: uma fatalidade ainda assim , mas sentimento de humanidade nenhum.

Espanta-me o quanto as pessoas dão valor, seguem, são fãs e se alimentam de conteúdo produzido por pessoas assim. Nosso povo deixou de valorizar princípios e virtudes para idolatrar pessoas, pois como agem não interfere na maneira como elas as veem. O mesmo ocorre na política, quando a família no poder do país é venerada e suas ilicitudes não importam. As ilicitudes dos aliados também são legitimadas, desde que sejam usadas para o benefício da família.

O Brasil ainda é um país bom, mas estamos longe de sermos evoluídos quanto nação, já que para isso é elementar haver uma despoluição do individualismo, da ganância e do envolvimento passional nos assuntos sociais. Caso alcancemos isso, os atos bons continuarão sendo bons, já os ruins serão ruins independente de quem os cometa, sejam: amigos, políticos, artistas ou blogueiras. Conforme diz uma frase conhecida "se há dez pessoas em uma mesa, um nazista chega e se senta, e nenhuma pessoa se levanta, então existem onze nazistas numa mesa“, que saibamos repudiar ou mesmo, para os casos de crime, afastar-nos de quem dele foi autor.

John Canere
Enviado por John Canere em 27/04/2020
Código do texto: T6930646
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.