Sob risco

Olá, gente! Neste momento estamos sob um bombardeio de informações e de novas palavras/expressões, médicas/científicas no caso, e isso tem a ver com o momento. Durante as olímpiadas, por exemplo, passamos a conhecer inúmeros países - alguns que não fazíamos ideia de que existia - e o mesmo ocorre com as modalidades esportivas.

A palavra do momento é epidemia e suas variações, e vocês sabem de onde ou como se formou essa palavra? Vou responder: epidemia se originou do grego "epi" - que significa "sobre" - e "demos" - que signica "povo" - portanto, epidemia é algo que age sobre o povo, principalmente sobre o grupo de risco no atual panorama; e no emprego que é utilizado, relaciona-se a doenças. De acordo com o estudo acerca da formação das palavras, essa recebe o nome de "hibridismo", que ocorre quando elementos de línguas diferentes se unem para formar uma nova palavra.

Assim, podemos entender que tanto grupo de risco, as pessoas mais vulneráveis ( outra palavra abrangente), quanto epidemia, podem ou poderiam ser expandidas para outros contextos. Com isso imaginei o que neste período está caindo de fato, metaforicamente, sobre o povo e quem está ou sempre foi pertencente ao grupo de risco, dos mais vulneráveis.

Há pessoas que vivem em área de risco; outras vivem uma condição financeira de risco, já outras que vivem sob uma condição de risco devido à falta de saneamento, etc. Existem aqueles que, infelizmente, estão em todas as opções anteriores e todas esses estão no quadro de vulnerabilidade, social no caso.

Desse modo, retorno ao questionamento: o que está caindo sobre esses pertencentes ao grupo de risco? O que é certo, devido à ampliação significativa desse grupo, é que para alguns esse momento está sendo o melhor de suas vidas. Isso não é por estarem vendo mais gente sendo adicionada ao grupo e sofrendo por estar nele, mas sim porque a grande maioria nunca dispôs de uma renda - auxílio emergencial - desse valor e, por isso, estão comendo melhor, e dormindo melhor, e vivendo melhor e se sentindo melhor. Para esses está caindo dignidade, inclusão e pertencimento a um grupo social - não o de risco dessa única e exclusiva vez.

John Canere
Enviado por John Canere em 24/04/2020
Reeditado em 25/04/2020
Código do texto: T6927229
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.